sábado, 7 de agosto de 2010

Bloco de gelo gigante se solta de geleira na Groelândia:

Um bloco gigante de gelo medindo 260 quilômetros quadrados se soltou de uma geleira na Groenlândia, segundo disseram nesta sexta-feira cientistas da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.

O bloco se separou da geleira Petermann, na costa noroeste da Groenlândia, a cerca de mil quilômetros sul do Polo Norte.

O iceberg é quatro vezes maior do que a ilha de Manhattan e sua grossura corresponde a metade da altura do edifício Empire State, em Nova York.

Este é o maior iceberg a se formar no Ártico desde 1962, segundo o professor Andréas Muenchow.



NAVEGAÇÃO

O gelo poderá agora ficar congelado onde está durante o inverno ou seguir pelas águas entre a Groenlândia e o Canadá.

Se o iceberg seguir rumo ao sul, poderá interferir em rotas de navegação, segundo Muenchow.

Cientistas já haviam observado rachaduras na geleira no ano passado e esperavam que um bloco se soltasse em breve, formando um iceberg.

Segundo o professor, um pesquisador do Serviço de Gelo Canadense detectou o bloco se soltando na quinta-feira a partir de imagens de um satélite da Nasa, a agência espacial americana.

As imagens mostravam que a geleira perdeu cerca de um quarto de seus 70 quilômetros.

Há água fresca suficiente no iceberg para "manter todas as torneiras públicas dos Estados Unidos com água corrente durante 120 dias", segundo ele.

Para Muenchow, está claro que o evento foi causado pelo aquecimento global.

Os primeiros seis meses de 2010 foram os mais quentes no planeta desde que começaram os registros das temperaturas, em 1850.

Milhares de icebergs se formam na Groenlândia todos os anos, mas eles raramente são tão grandes.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br


Comentários:

 Essa semana mesmo,em uma de minhas postagens comentei sobre a questão do aquecimento global interferindo no derretimento das geleiras.

Agora,ao ler a reportagem acima fico me perguntando: -Será que com as proximidades das eleições,alguém está lembrando de geleiras?

Somente quando infelizmente o derretimento das geleiras afetarem tragicamente o nosso planeta é que as pessoas vão se preocupar com isso,afinal,é sempre assim,enquanto a bomba não explode,ninguém não quer nem saber!

Por: Cátia Rodrigues

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sugestão para debate: Uso de Cerol!





Ao visitar um determinado site hoje,vi uma reportagem sobre um Gavião que foi atingido por uma linha de cerol e perdeu parte da visão!

É lamentável como ainda existem pessoas que cometem este tipo de maldade!Já que é uma verdadeira maldade,um animal perder a visão devido a uma brincadeira irresponsável!

Ao longo da reportagem,me deparei com alguns comentários de leitores em relação a esta matéria,e uma pergunta me chamou a atenção: "- Por quê não incluem o uso do cerol como crime?"

Na verdade,soltar pipa com cerol é crime,pois coloca em risco a vida de pessoas,porém não é considerado como crime no código penal,onde quem for pego não cumpre pena e nem é indiciado,pelo menos que eu saiba,não se tem uma lei específica pra esse tipo de infração!

Se não me engano,em São Paulo já foi criada uma lei proibindo o uso de linha com cerol,podendo o infrator ser multado em até 20 salários mínimos e caso seja menor de idade e reincidente é apreendido e levado para a Fundação Casa

Então fiquei pensando sobre esta pergunta,que por sinal é muito interessante,e seria legal se as pessoas pudessem tirar um poquinho do seu tempo para pensar nisso,daria um ótimo tema para debate!

E certamente teríamos uma grande repercurssão,afinal,tanto crianças como adultos gostam de soltar pipas principalmente nos meses de julho e agosto.Mas são poucas as pessoas que soltam pipas com responsabiblidade e respeito tanto ao próximo,quanto a natureza!

Façamos todos uma reflexão sobre o assunto,e se você tem ou conhece alguma história de pessoas que se envolveram em acidentes com cerol,deixe seu comentário,a sua opinião,ficarei feliz em poder compartilhar aqui com vocês um tema não muito discutido pela sociedade como se deveria!

Eis que surge a dúvida,quem seria responsabilizado caso uma criança ou adolescente fosse apreendido cometendo "tal crime"?

Certamente,seria mais que justo que os pais ou responsáveis fossem responsabilizados,sendo assim se preocupariam mais em monitorar suas crianças durante as brincadeiras aparentemente inocentes!

Já se,um adulto fosse pego cometendo este tipo de irresponsabilidade a pena poderia ser mais severa,pois,uma pessoa maior de idade tem a plena consciência do que é certo ou errado,do que pode e do que não pode,do que é ou não perigoso!


Uma vez que só se pensa em cerol na época em que se aproximam as férias escolares e eu acredito que isto é sim tema de prevenção,discurssão,reflexão e atitudes diárias,durante o ano todo.

Ainda mais que até um tempo atrás o uso irresponsável do cerol afetava apenas as pessoas (o que já era preocupante) e agora começou a ter uma maior proporção,atingindo também as nossas aves,que já estão praticamente sem espaço para sobreviverem...não é justo!Isto tem que mudar!
 

Por:Cátia Rodrigues  

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Desastres Naturais,como conviver com esses fenômenos?

Bom dia amigos leitores!

Mais uma vez venho comentar sobre um assunto que assusta a todos no mundo,os desastres naturais!

Já não bastasse todos aqueles desastres aqui no Brasil,no Haiti,na China...também passaram a fazer parte das estatísticas a Rússia com o incêndio que já matou cerca de 34 pessoas e o Paquistão com centenas de mortos e desabrigados!

E tem gente que ainda acha que o AQUECIMENTO GLOBAL é pura balela,frescura de cientista,jogada política e outras histórias mais!
É incrível como as pessoas mesmo vendo,presenciando e ouvindo falar destes desastres,ainda não conseguem acreditar que nós seres humanos é que somos a causa disso tudo!

Lógico que precisamos viver,gostamos de conforto e queremos qualidade de vida,isso certamente é o sonho de 1000 de cada 1000 pessoas no planeta,é fato!

Mas todo mundo quer isso,só que  na hora de fazer alguma coisa,alegam que não podem,que não dá pra mudar de hábito da noite pro dia...da noite pro dia?

Venhamos e convenhamos,quem se lembra da criação da ECO 92?

Nossa,eu tinha apenas 12 anos e não fazia idéia do que isso ajudaria no futuro.E hoje sei o quanto isso poderia realmente ter ajudado e evitado muitos desastres,se nós tivéssemos levado a sério a ECO 92.Pra ser sincera,acho que nem quem a criou levou tão a sério como deveria!

Já que a ECO 92 foi sim mais uma boa iniciativa,e mais um péssimo fracasso em relação a todas as leis ambientais existentes em nosso país!

Estava lendo uma reportagem em que dizia sobre a entrevista de um político(não me lembro ao certo o nome),e que ele afirmava que faltam pessoas qualificadas e estrutura para ampliar a fiscalização ambiental no país.
Nossa,mas será que ele descobriu isso sozinho?
Me poupe né,até os mais leigos no assunto já sabem disso!

Ele tinha que procurar incentivar e comover os colegas políticos e afins,a fazerem algo realmente,a agirem de uma vez por todas!

Eu sou um exemplo de que nem sempre a formação é garantia de emprego,formada a exatamente sete meses,e por mais que eu tente,não encontro oportunidades.Aquela velha história de que não tem experiência!Como ter experiência sem oportunidades?

Sem contar,que muitas vezes nem a própria instituição e muito menos alguns professores que fizeram parte de nossa formação,acreditam realmente em nosso potencial.

É sempre aquela mesma história,de repente dá oportunidade pra um porque tá no pé querendo apoio,ou pra outro porque era o aluno que tirava as melhores notas em sua matéria(sem se interessar sequer se o aluno tinha potencial ou estava simplesmente conseguindo nota as custas do colega)!
É muita história pra boi dormir,tenho paciência com isso não viu!

Mas voltando aos desastres naturais,não adianta gente! É prevenção e mudança de hábito mesmo!
Ninguém leva a sério o derretimento das nossas geleiras,e há tempos que cientistas vem alertando,mas o povo tá mais preocupado com a próxima Copa,o próximo carnaval e por aí vai!

domingo, 1 de agosto de 2010

Confissões de uma gestora ambiental: Estou de volta!

Bom dia amigos leitores!

Aqui estou eu novamente blogando,depois de um longo tempo desconectada deste mundo virtual que eu amo!

Muitos motivos me levaram a me desconectar por um tempo,como por exemplo,o meu pc que deu pau e simplesmente me fez perder arquivos importantes e fotos de momentos inesquecíveis!Mas bem feito pra mim,pelo menos agora eu aprendo a gravar tudo em cds para não correr os mesmos riscos.

Mas de todos os motivos,o que mais me forçou a me afastar por um tempo,foi a minha frustração,diante a algo que eu tanto queria e logo após conseguir,me senti um tanto quanto vazia,sem estímulos,desiludida!


Sou alguém que fala o que pensa e isso afeta algumas pessoas que preferem viver do faz de conta,e por tal motivo,me sinto ás vezes incompreendida...mas isso seria assunto pra outro blog,outras postagens...


Definitivamente,é péssimo,vc simplesmente passar dois anos lutando para conseguir seu diploma superior para mais tarde perceber que curso superior não é garantia de emprego!Desacreditei!


Mas por outro lado,foi bom refletir por um bom tempo,porque eu estava disposta a simplesmente deletar meu blog,colocar meu diploma na gaveta e deixar por isso mesmo,afinal,o conhecimento alcançado durante o período do curso,este ninguém jamais me tomará!


Eu tentei,juro que tentei me livrar desta ânsia de atuar na área de meio ambiente,de querer colocar em prática o que aprendi na teoria!Mas não dá,é mais forte que eu!

Eu que me matriculei num curso,dando um tiro no escuro,cheguei a cancelar minha matrícula,tive medo de me arrepender ao concluir o curso,hoje aqui estou,com essa sede de conhecimento,essa vontade de estar desvendando os mistérios do nosso planeta e encontrando formas de se viver em harmonia com o nosso meio ambiente,é como se já estivesse impregnado em mim,este instinto ambiental!


São lindas palavras,belas observações,mas eu quero mais que isso,não quero ser reconhecida por ter um diploma,quero apenas ser respeitada pela minha forma de pensar,quero apenas a oportunidade de mostrar o meu potencial,e ser útil ao nosso planeta!


Quase,eu quase desistiiiiiiiiiiiiiiiiii...mas sou forte,já superei tantas barreiras praticamente impossíveis de serem superadas,não vou deixar os maus pensamentos me desanimarem,muito menos deixarei que as pessoas invejosas e pobres de espirito tirem de mim a vontade de vencer!


Não foi ontem,não foi hoje,mas sei que o meu momento chegará!


Enquanto isso,continuarei fazendo a minha parte,o pouco que certamente fará muita diferença!

ESTOU DE VOLTA! FAZENDO AQUILO QUE MAIS GOSTO: 

BLOGANDO! DIVULGANDO E APRENDENDO COM O MUNDO!

E pelo visto tenho muito que fazer: vejam só o flagrante que dei justo na rua onde moro,não dá pra ficar de braços cruzados!

Foto: Álbum pessoal