Sugestão para debate: Uso de Cerol!





Ao visitar um determinado site hoje,vi uma reportagem sobre um Gavião que foi atingido por uma linha de cerol e perdeu parte da visão!

É lamentável como ainda existem pessoas que cometem este tipo de maldade!Já que é uma verdadeira maldade,um animal perder a visão devido a uma brincadeira irresponsável!

Ao longo da reportagem,me deparei com alguns comentários de leitores em relação a esta matéria,e uma pergunta me chamou a atenção: "- Por quê não incluem o uso do cerol como crime?"

Na verdade,soltar pipa com cerol é crime,pois coloca em risco a vida de pessoas,porém não é considerado como crime no código penal,onde quem for pego não cumpre pena e nem é indiciado,pelo menos que eu saiba,não se tem uma lei específica pra esse tipo de infração!

Se não me engano,em São Paulo já foi criada uma lei proibindo o uso de linha com cerol,podendo o infrator ser multado em até 20 salários mínimos e caso seja menor de idade e reincidente é apreendido e levado para a Fundação Casa

Então fiquei pensando sobre esta pergunta,que por sinal é muito interessante,e seria legal se as pessoas pudessem tirar um poquinho do seu tempo para pensar nisso,daria um ótimo tema para debate!

E certamente teríamos uma grande repercurssão,afinal,tanto crianças como adultos gostam de soltar pipas principalmente nos meses de julho e agosto.Mas são poucas as pessoas que soltam pipas com responsabiblidade e respeito tanto ao próximo,quanto a natureza!

Façamos todos uma reflexão sobre o assunto,e se você tem ou conhece alguma história de pessoas que se envolveram em acidentes com cerol,deixe seu comentário,a sua opinião,ficarei feliz em poder compartilhar aqui com vocês um tema não muito discutido pela sociedade como se deveria!

Eis que surge a dúvida,quem seria responsabilizado caso uma criança ou adolescente fosse apreendido cometendo "tal crime"?

Certamente,seria mais que justo que os pais ou responsáveis fossem responsabilizados,sendo assim se preocupariam mais em monitorar suas crianças durante as brincadeiras aparentemente inocentes!

Já se,um adulto fosse pego cometendo este tipo de irresponsabilidade a pena poderia ser mais severa,pois,uma pessoa maior de idade tem a plena consciência do que é certo ou errado,do que pode e do que não pode,do que é ou não perigoso!


Uma vez que só se pensa em cerol na época em que se aproximam as férias escolares e eu acredito que isto é sim tema de prevenção,discurssão,reflexão e atitudes diárias,durante o ano todo.

Ainda mais que até um tempo atrás o uso irresponsável do cerol afetava apenas as pessoas (o que já era preocupante) e agora começou a ter uma maior proporção,atingindo também as nossas aves,que já estão praticamente sem espaço para sobreviverem...não é justo!Isto tem que mudar!
 

Por:Cátia Rodrigues  

Comentários