sábado, 19 de junho de 2010

Lei permite destruir 70% da mata seca:

Projeto aprovado em Minas Gerais é mais permissivo que a legislação federal:




 Por : Eduardo Kattah - (O Estado de S.Paulo0


A Assembleia Legislativa de Minas aprovou, em reunião extraordinária realizada na noite de quarta-feira, um polêmico projeto de lei que retira a chamada mata seca - na região norte do Estado - da área de preservação ambiental da Mata Atlântica.

Os defensores da nova lei afirmam que o fim do rigor na proteção ambiental é necessário para o desenvolvimento da região e levará à criação de 250 mil postos de trabalho. Ambientalistas e estudiosos afirmam que serão beneficiados, na verdade, grandes fazendeiros.


A região tem como principais atividades o cultivo de frutas irrigadas, a pecuária e a produção de carvão vegetal. Com uma área remanescente de 16,1 mil km² (48% do total), de acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a mata seca foi incluída na área de preservação da vegetação nativa da Mata Atlântica por decreto federal de 2008. Esse decreto proíbe o desmatamento de florestas nativas do bioma a não ser por motivo de utilidade pública e interesse social.


O projeto de lei 4.057/2009 - aprovado por 45 votos a favor e apenas 1 contra - permite o desmatamento de até 70% da área coberta pela vegetação, como prevê a legislação estadual, que é mais permissiva. Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB).


Similaridade. Estudioso das matas secas, o biólogo Mário do Espírito Santo, da Universidade Estadual de Montes Claros, diz que existe uma similaridade muito grande entre as matas secas do norte de Minas - classificadas como florestas estacionais deciduais (que perdem folhas) - e a Mata Atlântica ao longo da costa do País. Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2006, ele observa que todo o norte de Minas, em uma área de 126 mil km², possuía 278 mil postos de trabalho e 21 mil empregos formais na zona rural. "Não sei qual conta foi feita para se chegar a esse número de 250 mil postos de trabalho em 16 mil km². Parece ilógico."

Em recente pesquisa da Fundação Mata Atlântica, Minas figura como o Estado campeão em desmatamento de Mata Atlântica, entre 2008 e maio de 2010.

FONTE: http://www.estadao.com.br/



COMENTANDO:

É sem dúvida lamentável esse tipo de lei, e mais lamentável ainda é terem obtido 45 votos a 1,a favor desta vergonha!
Agora entendo,o porque da Serra do Curral em Belo Horizonte ter beleza apenas na parte frontal,visível aos turistas,sendo que atrás da Serra na divisa com Nova Lima,só restou apenas um buraco enorme,uma cratera gigantesca do desenvolvimento!

Cátia Rodrigues









quinta-feira, 17 de junho de 2010

Desmatamento pode contribuir para a proliferação da malária, aponta estudo

Cientistas registraram aumento da doença em região próxima ao Peru.

Conservação ambiental deveria ser parte da política de saúde, defendem.
 
A devastação da Amazônia contribui para a proliferação de mosquitos e pode fazer com que aumente a incidência de malária, mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16).








Cientistas americanos descobriram um aumento de 48% nos casos de malária em uma região da Amazônia brasileira que havia perdido 4,2% da sua cobertura vegetal nativa.




Essas conclusões, publicadas na revista "Emerging Infectious Diseases", mostram uma correlação entre a derrubada de árvores, a proliferação dos mosquitos e a maior incidência de infecções em humanos.




"Parece que o desmatamento é um dos fatores ecológicos iniciais que podem desencadear uma epidemia de malária", disse Sarah Olson, da Universidade de Wisconsin, que participou do estudo.

Por telefone, o professor Jonathan Patz, coordenador do estudo, disse que "a política de conservação e a política de saúde pública são uma mesma coisa." "A forma como gerimos nossa paisagem e, nesse caso, a floresta tropical tem implicações para a saúde pública."




A malária, doença causada por um parasita transmitido por mosquitos, mata cerca de 860 mil pessoas por ano no planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil tem cerca de 500 mil casos anuais, em geral transmitidos pelo mosquito anófeles.



A equipe de Patz tem monitorado as alterações na população de mosquitos com relação à derrubada da floresta no Brasil e no Peru. O grupo examinou imagens de satélite indicando o desmatamento em um município amazônico, e correlacionou os dados a prontuários médicos com diagnósticos de malária. Mais de 15 mil casos detalhados foram documentados em 2006, às vezes com uso de GPS para apontar o local de residência do paciente.





"Mostramos que uma mudança de 4,2% no desmatamento, entre agosto de 1997 até agosto de 2001, está associada a um aumento de 48% na incidência de malária", escreveram os pesquisadores.



"Paisagens alteradas pelos humanos fornecem um meio de habitats adequados para larvas dos mosquitos anófeles, o que inclui valas em estradas, represas, garimpos, galerias pluviais, sulcos (de pneus) de veículos, e áreas de desmatamento incompleto", disseram.



Outro possível fator é que alguns moradores montaram pesqueiros na região que, segundo Patz, não estão visíveis nas imagens por satélites, mas também podem servir como criadouros de mosquitos.



"Nossas conclusões são provavelmente generalizáveis para muitas partes da Amazônia, e avançam sobre nossos estudos entomológicos do passado na Amazônia peruana", acrescentou o cientista.



"Este estudo de epidemiologia ambiental mostra ainda mais que a política de conservação deveria ser um componente importante para qualquer esforço de controle da malária na região."



FONTE: http://www.globoamazonia.com/


COMENTÁRIOS:

O conteúdo da matéria dispensa meus comentários!

terça-feira, 15 de junho de 2010

BRASIL,HEXA CAMPEÃO!!!!!!


Eu,sou BRASILEIRA....com muito ORGULHO....com muito AMORRRRRR!!!!!!

"UM BRASIL DE CONTRASTES...
UM BRASIL DE DIFERENTES RAÇAS...
UM BRASIL DE DIFERENTES CULTURAS...
UM BRASIL DE DIFERENTES SONHOS...
O MEU,O SEU ....O NOSSO BRASIL!!!"

MAIS DE 180 MILHÕES NA TORCIDA,RUMO AO HEXA!!!
COPA DO MUNDO 2010!!!
EU VISTO ESSA CAMISA!