quarta-feira, 23 de março de 2011

De volta a questão TECNÓLOGOS!

Em minhas buscas na net,acabo de encontrar uma matéria postada no sitehttp://info.abril.com.br/noticias/carreira/ministro-defende-formacao-de-tecnologos-23022011-12.shl no dia 23 de fevereiro de 2011,sobre a polêmica do Ministro Aloízio Mercadante ser a favor da substituição de engenheiros(devido a falta de mão-de-obra qualificada)por TECNÓLOGOS.


Nossa,mas ao ler alguns comentários fiquei pasma com a falta de conhecimento de algumas pessoas diante a novos tipos de formação profissional em nosso país.


São essas pessoas que transformam a seriedade de alguns programas ou criação do governo para a melhoria cultural,social e econômica do Brasil em coisas insignificantes e depois são essas mesmas pessoas que são as primeiras a cobrarem atitude de nossos governantes.


É isso mesmo,o povo fala pelos cotovelos e não procura primeiro investigar e conhecer o assunto pelo qual estão debatendo.


Por outro lado fiquei feliz com alguns comentários,sem dúvida algumas pessoas já se conscientizaram no que eu sempre repito aqui: TECNÓLOGO É CURSO SUPERIOR e vou repetir isso sempre.


Porque hoje,criticam e falam mal,principalmente engenheiros com medo de perderem o seu lugar,nada contra os engenheiros,mas a maioria deles se sente ameaçado por nós TECNÓLOGOS.


Quanta imaturidade profissional,porque se o profissional é competente,ele sem dúvida não precisa temer a concorrência,pelo contrário,a concorrência nos faz melhorar naquilo que acreditamos que não precisamos nos preocupar,então porque ficar nesta briga sem fundamento ao invés de se unirem e procurar trabalhar em equipe para a melhoria de nosso país?


Que bom que pelo menos o Sr.Ministro Aloizio Mercadante consegue enxergar a seriedade e a capacidade de nós TECNÓLOGOS,mas seria melhor ainda se a maioria das pessoas procurassem se informar e passassem a ter um mínimo de respeito com esses profissionais que não são hoje (escrevam o que estou dizendo)mas serão certamente os profissionais do futuro.


Pois as pessoas querem emprego para ontem e é aí que entra o Curso Superior de Tecnologia;as pessoas querem pagar mensalidades que não afetem o seu orçamento doméstico e é aí que entra o Curso Superior de Tecnologia;as pessoas querem um emprego que possam ser valorizados e bem remunerados e é aí que entra o Curso Superior de Tecnologia;as pessoas querem aprender mais na prática do que na teoria e é aí que entra o Curso Superior de Tecnologia.


Perceberam como o Curso Superior de Tecnologia tem o seu valor?Basta apenas que aqueles que o criaram e principalmente os empregadores do nosso país deixem o preconceito de lado e parem de dar ouvido aqueles que não sabem do que estão falando e procurem ouvir a parte mais interessada no assunto: Nós,os TECNÓLOGOS!


Ahh eu sei que vou ficar velhinha de cabelos brancos e repetindo isso,rsrsrs,mas vou continuar repetindo,independente de ser um curso entre 2 e 3 anos de duração,é a capacidade e o profissionalismo que  diferencia os profissionais e não o tipo de graduação.


Tem muito técnico que trabalha e executa melhor suas atividades profissionais do que muitos engenheiros e porque não TECNÓLOGOS,e isso é em qualquer setor!


Então meu povo,vamos valorizar sim o curso de TECNÓLOGOS,porque este é apesar de curta duração um curso com valor de mensalidade que pode chegar a metade de um curso de engenharia e que realmente não deixa nada a desejar em relação ao bacharelado.


Antes de sair detonando,vamos nos informar e procurar conhecer melhor sobre este curso.
E se precisar de esclarecer alguma dúvida sobre o assunto,estou aqui justamente para isso.Para impedir que mentes pequenas denigram a reputação de nós TECNÓLOGOS.


E outra coisa,nós não queremos tomar o lugar dos engenheiros,queremos apenas oportunidade para ocupar o espaço que é nosso de direito,pois se fosse assim teríamos feito engenharia ao invés de Tecnologia.


E como sempre digo,tem lugar para todos,basta cada um respeitar o espaço alheio.


Afinal de contas,técnico é técnico,engenheiro é engenheiro e TECNÓLOGO sempre será TECNÓLOGO!


Por : Cátia Rodrigues











terça-feira, 22 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA?

Afinal,porque se comemorar em um dia O DIA MUNDIAL DA ÁGUA,sendo que o dia da água são todos os dias?


Tiramos apenas um em exatos 365 dias para comemorar o dia da água e nos esquecemos do seu real valor nos outros 364 dias.É justo isto?


Que motivos temos para comemorar o DIA MUNDIAL DA ÁGUA com tantas pessoas sem uma gota sequer para beber?


Falta água potável no mundo inteiro e criam o DIA MUNDIAL DA ÁGUA para se conscientizar as pessoas de sua importância,sendo que devemos nos conscientizar todos os dias,nos pequenos hábitos.


Em protesto a esta comemoração,deixo registrado aqui A CARTA DE 2050,para que vocês possam ler e refletir um pouco sobre qual a diferença desta carta e os dias atuais,pelo que eu saiba a diferença é pouquíssima e se não mudarmos nossos conceitos em pouco tempo a diferença será nenhuma!


Leia,pense e reflita,não comemore em apenas um dia e sim faça de todos os dias um motivo a mais para não desperdiçar o bem mais precioso para a sobrevivência da humanidade.


Cátia Rodrigues


 Foto: google
                                 
Carta escrita no ano de 2050:



Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.

Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água.
Creio que me resta pouco tempo.


Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha cinco anos.Tudo era diferente.
Havia muitas árvores nos parques. As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um bom banho de chuveiro.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.
Antes, todas as mulheres mostravam suas formosas cabeleiras.
Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água.


Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira.Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma.

Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção.Pensávamos que a água jamais poderia acabar. Agora, todas as nascentes, rios, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados.


Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.
As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.

A indústria está paralisada e o desemprego é dramático.
As fábricas dessalinizadoras são as principais fontes de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um litro de água são comuns nas ruas desertas.
A comida é 80% sintética.

Antes, a quantidade de água indicada para se beber era oito copos por dia, por pessoa adulta.
Hoje só posso beber meio copo.

A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo.Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas, como no século passado, porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água.

A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera.
Com o ressecamento da pele, uma jovem de 20 anos parece ter 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível.

Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos gametas de muitos indivíduos.
Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações.
O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: cento e trinta e sete m3 por dia por habitante adulto.
Quem não pode pagar é retirado das “zonas ventiladas”,que são dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar.
Não são de boa qualidade, mas se pode respirar.

A idade média é de 35 anos.
Em alguns países restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio, que é fortemente vigiado pelo exército.
A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes.
Aqui não há árvores porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer uma precipitação, é de chuva ácida.

As estações de ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústrias do século XX.


Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso.

Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonitos eram os bosques.
Falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e lagoas, beber toda a água que quisesse.
O quanto nós éramos saudáveis!

Ela pergunta-me:
-Papai! Por que a água acabou?

Então, sinto um nó na garganta!
Não posso deixar de me sentir culpado porque pertenço à geração que acabou de destruir o meio ambiente, sem prestar atenção a tantos avisos.
Agora, nossos filhos pagam um alto preço...

Sinceramente, creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto...
... enquanto ainda era possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!


(Desconheço o autor)


Vídeo: You Tube

Crianças buscam em bairro arrasado pais desaparecidos no tsunami:



Rikuzentakata tinha 26 mil habitantes. Hoje, depois do terremoto e do tsunami que varreram a cidade japonesa do mapa, dezenas de crianças buscam os pais desaparecidos.


Na hora do tremor de magnitude 9, a maioria das crianças estavam nas escolas, construídas no alto como proteção contra tsunamis, e por isso sobreviveram.


Como todos os pontos de referência foram destruídos, até descobrir onde ficava a sua casa é difícil para Takuma Wagasumi, de 12 anos.


A irmã, Sayaka, de 10 anos, encontrou a mochila que usava para ir à praia com o pai.


"Gostava de ir com o pai brincar no mar. Senti medo quando o tsunami passou, mas ainda assim gosto de morar perto do mar", disse à BBC.




Escola da cidade abriga dezenas de crianças sem notícias dos pais


O pai das crianças continua desaparecido.


Ele trabalhava orientando os moradores a deixar o local com segurança enquanto sua mulher e seus filhos fugiam do tsunami.


Quinhentos corpos já foram encontrados até o momento, mas não o do pai dos garotos.


Uma escola da cidade foi transformada em centro de refugiados e está cheia de órfãos.


Para Takuma e Sayaka e dezenas de outras crianças, a escola se tornou um triste lar temporário.


FONTE: http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2011/03/110322_videojapaocriancasrw.shtml

VAMOS AJUDAR O JAPÃO?

Bem,que ainda é muito crítica a situação do Japão,isto todos nós já sabemos.


Mas apesar de toda a tragédia e toda apreensão que o país continua vivendo devido ao medo do aumento da radiação,podemos tentar ao menos amenizar o sofrimento da população japonesa através de nossa solidariedade.


Alguns representantes de cinco comunidades japonesas aqui no Brasil criaram algumas contas correntes para que os brasileiros possam fazer doações em dinheiro.



Se você não se dispõe de ajuda física ou de tempo para dar apoio a este país tão sacrificado pelas últimas tragédias,faça uma doação em dinheiro em uma dessas contas abaixo,saiba que esta doação será de grande ajuda para estas pessoas.

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social:
Banco Bradesco
Agência: 0131-7
Conta corrente: 112959-7

Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo:
Banco Bradesco
Agência: 0131-7
Conta corrente: 131000-3

Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil:
Banco do Brasil
Agência: 1196-7
Conta corrente: 29921-9

Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil:
Banco Bradesco
Agência: 0131-7
Conta corrente: 120459-9








Fonte: BBC Brasil http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110315_video_avanco_tsunami_rp.shtml

domingo, 20 de março de 2011

Japão vê progresso em esfriamento de reatores nucleares


Por Taiga Uranaka e Yoko Nishikawa





"TÓQUIO (Reuters) - O Japão restaurou a energia de um reator nuclear danificado neste domingo, correndo para evitar um desastre na usina afetada pelo terremoto e o tsunami que, segundo estimativas, mataram mais de 15 mil pessoas em apenas uma área.

Trezentos engenheiros estão dentro da zona de perigo para tentar salvar os seis reatores da usina de Fukushima, em meio à maior crise nuclear desde Chernobyl, há 25 anos.

"Acho que a situação está melhorando pouco a pouco", disse o vice-secretário de gabinete do Japão, Tetsuro Fukuyama, a jornalistas.
Em uma notável história de sobrevivência, uma mulher de 80 anos e um jovem de 16 anos foram encontrados vivos sob os escombros da cidade devastada de Ishinomaki, nove dias após o terremoto e o consequente tsunami, segundo a TV pública NHK.
Na usina nuclear, trabalhadores enfrentaram os altos níveis de radiação em roupas seladas e conseguiram ligar a energia no reator número dois, algo essencial para a tentativa de esfriá-lo e limitar o vazamento de radiação.
Autoridades da operadora nuclear Tokyo Electric Power Company (Tepco) disseram que os funcionários pretendem recuperar o funcionamento da sala de controle, as luzes e o resfriamento do reator número um, que é conectado ao número dois por um cabo.
Mas casos crescentes de vegetais, terra e água contaminados geram novas preocupações. O governo proibiu a venda de leite vindo da província de Fukushima e de espinafre vindo de outra área vizinha. Outras restrições a alimentos estão sendo consideradas.
Graham Andrew, autoridade sênior da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disse que pode confirmar que, em algumas áreas perto da usina, foi detectado iodo radioativo em vegetais frescos.
"Houve alguns acontecimentos positivos nas últimas 24 horas, mas, no geral, a situação continua muito séria", disse ele a jornalistas.
Andrew disse, ainda, que a quantidade de radiação não mudou em grandes cidades japonesas e continua abaixo de níveis perigosos.
A polícia acredita que mais de 15 mil pessoas morreram na província de Miyagi, uma das quatro no nordeste do Japão que mais foram destruídas pelo tsunami. No total, mais de 20 mil pessoas estão mortas ou desaparecidas, segundo a polícia."


COMENTANDO:
Não dá para ficar sem postar notícias da situação no Japão,é impossível fechar os olhos a tamanha tragédia,sempre que puder postarei aqui notícias publicadas pelo mundo inteiro sobre a situação no país.

As postagens aqui publicadas são de vários sites do Brasil e do mundo,devido a isso sempre deixo bem claro sobre a fonte das reportagens para que as pessoas saibam que quando for postado algo de minha autoria,sempre colocarei como título COMENTANDO e a cor da fonte será diferente da postagem acima!

Não tenho intenção de copiar matéria de ninguém para tirar vantagens,é contra meus princípios e seria totalmente anti ético,sendo assim caso gostem das reportagens postadas de outros sites,não deixem de acessar o link e prestigiar a fonte.

Por: Cátia Rodrigues

HORA DO PLANETA! AGARRE ESTA CAUSA E PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!


O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.
Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.
Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Foto: google