sábado, 20 de outubro de 2012

POLÍTICA AMBIENTAL

Bom dia amigos leitores!

Aqui estou eu mais uma vez postando  pelos cotovelos,rsrs. Brincadeiras a parte,vamos falar de coisa séria agora!

Estou aqui por motivos óbvios e um destes motivos é o fato de estar sim entre os 100 Blogs mais populares  do Brasil, no TOP BLOG 2012 na categoria profissional e sustentabilidade!

Mais uma vez venho publicamente agradecer a todos que leem, compartilham e acreditam no meu trabalho.Obrigada!

E é por vocês também que estou aqui novamente, postando e o nosso assunto de hoje é Política Ambiental!!

Você sabe o que é?

"Política Ambiental é o conjunto das intenções e princípios gerais de uma organização, seja ela privada, não -governamental ou pública, em relação ao seu desempenho ambiental."

A Política Ambiental cria estruturalmente uma ação e definição de seus objetivos e metas ambientais.

Esta política cria uma direção,orientando as organizações e consequentemente fixando princípios de ações pertinentes aos assuntos ambientais.

A Política Ambiental, além de traçar um diagnóstico ambiental, criando um levantamento dos aspectos e impactos ambientais, ela serve como guia comportamental, para que a organização saiba como direcionar suas atividades com medidas mitigadoras diante as questões ambientais, obtendo mairoes resultados econômicos com menores impactos ambientais.

Teoricamente temos a Política Ambiental, mas precisamos praticá-la mais, envolvendo organizações privadas, políticas e não-governamentais e sociedade civil em busca desta prática.

Criar mecanismos ambientais nos municípios, não deve ser visto como gasto e sim como investimento.Uma vez que estes investimentos, apesar de serem inicialmente e aparentemente inviáveis economicamente, geram sim, resultados satisfatórios para todos os setores.

Mas como toda política    isto, dizendo de forma totalmente leiga no assunto  é imprescindível a aplicação da prática ambiental ativa e efetiva nos dias atuais para que as organizações sobrevivam, diante da necessidade em minimizar os impactos ambientais, utilizando os recursos naturais de maneira sustentável e principalmente diante a pressão popular e econômica mundial, já que hoje em dia, é impossível uma organização sobreviver a tais pressões sem agirem conforme suas exigências.

É por isso que sempre digo: Nós cidadãos, temos que nos familiarizar mais com as questões ambientais em nossos municípios, precisamos nos informar mais para termos argumentos e poder questionarmos com segurança do que estamos dizendo e do que estamos cobrando, sem essa de deixarmos ser enganados por pessoas inescrupulosas que só querem usar o meio ambiente para tirar algum proveito financeiro, sendo que na verdade não estão nem aí para crise ambiental, para o aquecimento global e o derretimento do gelo do Ártico e muito menos para a diminuição de nossa biodiversidade!!!

A todos deixo aqui um forte abraço e desejo-lhes um bom fim de semana!

Volto em breve.

Cátia Rodrigues / TECNÓLOGA AMBIENTAL.

Imagem: Google


domingo, 14 de outubro de 2012

Ambientalmente falando...

Codema: Você sabe o que é?

O Codema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental)  é um órgão colegiado,consultivo que assessoria o Poder Executivo Municipal em se tratando das questões ambientais municipais.

O Codema é aberto ao público,com reuniões que acontecem uma vez a cada mês (ocorrendo reuniões extraordinárias,quando necessário).

É um conselho formado por conselheiros,vice-presidente e presidente,que através de votação decidem os assuntos de diversos fatos ou  empreendimentos relacionados diretamente ou indiretamente ao meio ambiente do município.

Por ser um conselho que inclui órgãos públicos,setores empresariais e políticos,além de organizações da sociedade civil,é de suma importância para a busca de soluções em se tratando de utilização de recursos naturais,preservação ambiental,sustentabilidade e recuperação de danos ambientais.

É imprescindível que a população tenha conhecimento da existência do CODEMA em sua cidade,mas que acima de tudo participe,opine,questione e conheça como funciona este conselho,que é um grande aliado ambiental!!!


Vou lançar aqui uma enquete,do lado direito da página aqui no blog,clique e vote,vamos ver quantos municípios tem o CODEMA?!

Abraços e ótima semana a todos!

Cátia Rodrigues / Tecnóloga Ambiental.


Booomm diaaaaaaaa,amigos leitores e visitantes!!!

Quanto tempo sem passar por aqui,tantas novidades e tantos assuntos para serem colocados em questão!

Estou super,hiper,mega felizzzzzzzz...afinal,acabo de acessar a página dos finalistas do TOP BLOG 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=Top100 e ver o meu blog,ou melhor ,o nosso blog entre os 100 finalistas da categoria sustentabilidade/profissional!!!

Nossa,isso para mim é uma enorme conquista,desde 2008 quando criei este blog a minha intenção era poder dividir com vocês minha opinião sobre a sustentabilidade ou a falta dela em nosso planeta e veja só,aqui estou eu comemorando por estar entre os 100 blogs finalistas que concorrem com blogs do país inteiro...nossa,indescritivelmente fantástico!

Só tenho a agradecer a todos que votaram no meu blog e peço,continuem votando,pois este blog é minha criação,mas se não fosse por vocês leitores,certamente ele não chegaria assim tão longe!!!

Mais uma vez,obrigada a todos e não deixem de continuar votando,acessem o link http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=19173755 e votem,sejam parte desta grande comemoração!!!

Beijos da Tecnóloga Ambiental,

e em breve volto contando as novidades,afinal,agora a eleição já passou e posso opinar como cidadã,sem que minhas palavras sejam voltadas contra mim!!!

Bom domingo para todos!!

Entre os 100 finalistas,...putz,fantástico!!