sábado, 12 de março de 2011

Japão: Uma potência mundial devastada!

Nos últimos dias não se fala em outra coisa,senão do terremoto seguido de tsunami que devastou o Japão!


Fico imaginando o sufoco,o desespero dos moradores de lá,durante e depois que o país foi arrasado!


Nossa,quantas famílias destruídas,crianças,idosos,jovens,homens e mulheres mortos.Sem contar a perda enorme da flora e da fauna daquela região que até pouco tempo sempre foi considerada uma potência mundial economicamente e tecnologicamente dizendo!


Quantos desastres nos últimos anos,meses,nas últimas semanas!


Enquanto uns morrem pelo excesso de água devido às enchentes,outros morrem por causa da seca,dos desmoronamentos,deslizamentos ou terremotos.


Mas de todas as tragédias,sem querer diminuir alguma,essa última superou o terremoto no Haiti,as enchentes no Rio Grande do Sul,o desastre do Rio de Janeiro ou a tragédia de Angra dos Reis.


Digo superou,devido a imensidão do desastre,praticamente um país inteiro destruído se generalizarmos,milhares e milhares de mortos.


Já sabemos desde que o mundo é mundo,que os desastres naturais sempre aconteceram e sempre acontecerão,mas de alguns anos pra cá,a intensidade com que esses desastres naturais acontecem é assustadora.


Porque até ontem,diga-se de passagem,a meteorologia conseguia prever se ia realmente chover em determinado dia ou iria fazer sol e essa previsão era válida para o dia todo,era uma previsão praticamente certeira!


Hoje em dia isso não é mais possível,se a previsão registra chuva para hoje a tarde,corre-se o risco de no mesmo momento esta previsão já ser alterada e o sol aparece radiante,fazendo com que a possível chuva nem chegue a cair.


Mesmo com tanta tecnologia,com os avanços conquistados ao longo dos anos em relação a equipamentos e instrumentos de prevenção,não há garantia de segurança em lugar algum do planeta!
Ainda não conquistamos o poder de substituir Deus,apesar de uns insistirem em acreditar de que isso é possível!


Eu por exemplo,moro no estado de Minas Gerais,aqui não temos mar,o perigo de tsunami é nulo,mas quem me garante que isso impeça da minha cidade ser inundada e devastada pelas águas?


E quem disse que essa tragédia ocorrida no Japão,não irá me afetar de alguma forma?
Afetará a todos nós,direta ou indiretamente.


É por isso que precisamos nos conscientizar,de que se você poluir ou degradar na porta da sua casa,isso trará conseqüências para você,para seu vizinho ou até mesmo para quem mora do outro lado do mundo.


Então para que continuar insistindo em agir errado se você pode mudar? E mudando a si mesmo você incentiva o outro a mudar também  e com essa corrente de mudança,podemos mudar o mundo...ou ao menos tentar!


Não há garantias e nem previsões totalmente eficazes que evitem as tragédias,mas há sim outras formas de se amenizar essa situação.


Que bom que o Japão vive em constante vigília para proteger seu povo,mas infelizmente nem isso evitou tamanha tragédia!


É óbvio que se o país não colocasse no cotidiano de sua população os treinamentos de prevenção,sem dúvida a tragédia poderia ter sido maior,claro!


Eu acredito,que infelizmente essas tragédias serão sim,como tem se visto nos últimos anos,bem mais freqüentes e mais intensas,foi comprovado cientificamente,mas talvez se aprendêssemos  educar nossos filhos preparando-os para um futuro mais seguro e sustentável,poderíamos ajudar a diminuir a intensidade dessas tragédias.


Em algum lugar,vai existir alguém que vai ler este post e dizer, "-Nossa,lá vem ela com essa história de ambientalista idealista,dizendo mais uma vez,que a educação ambiental vai salvar o planeta!"


Pode até não salvar o planeta,mas que sem dúvida as mortes poderiam ser bem menores por causa destas tragédias,poderiam sim.


Estamos tão preocupados com as novas tecnologias,sempre pensando na facilidade,na comodidade do dia a dia e nos esquecemos que é preciso respeitar o planeta antes de qualquer coisa,antes de apenas sugarmos,é preciso preparar o planeta para ser  explorado de forma que ele resista a tal exploração.


O Japão é um exemplo de explorador ambiental devastador!

Porque isso aconteceu?Porque tinha que acontecer,sem dúvida!


Para os religiosos,com certeza isso é coisa de Deus!


Para os leigos é uma tragédia,uma catástrofe!


Para os especialistas um fenômeno natural!


Para os políticos e investidores,é uma perda econômica irreparável!


Para os cidadãos comuns é sem dúvida o fim de um sonho,o fim de uma família,de um futuro!


Para nós ambientalistas,gestores ambientais,profissionais da área de meio ambiente em geral é sem dúvida falta de conscientização da humanidade (estamos colhendo o que plantamos),falta de desenvolvimento sustentável e planejamento urbano,falta de manejo adequado para aquela região!


Para mim,é sem dúvida nenhuma,falta de inserir a educação ambiental desde o maternal,sim,porque não?Afinal,se tivéssemos aprendido desde cedo a respeitar o nosso planeta,não estaríamos hoje vivenciando tantas tragédias ambientais!


Vou continuar insistindo nisso,a falta de educação ambiental está devastando nosso planeta aos poucos,cada dia numa região diferente,a gente nunca sabe onde será a próxima tragédia,quem serão as próximas vítimas!


Se você escova os dentes com a torneira da pia fechada,você está economizando água e evitando que futuramente esta mesma água falte para matar a sede de sua família,dentre outras utilidades que água nos oferece!


Se você armazena o lixo da sua casa de forma adequada e a sua cidade fornece o sistema de coleta seletiva,você evita que este mesmo lixo seja jogado na rua e entupa os bueiros e conseqüentemente evita que este mesmo bueiro seja o causador de uma enchente na sua rua,no seu bairro ou na sua cidade,fazendo com que as pessoas percam seus bens materiais,ou até mesmo familiares ou amigos!


 E agindo assim,você evita que estas mesmas pessoas,não fiquem desabrigadas,sem ter para onde ir, e evitando isso, conseqüentemente o consumo desenfreado diminui.


Porque se você perde tudo numa enchente ou deslizamento,você tem que adquirir tudo novamente,ao menos o básico para viver dignamente,como uma nova casa,novos móveis,eletrodomésticos,etc.


Sendo assim se você é obrigado a adquirir tudo de novo,você é levado a consumir e consumindo consequentemente passará a explorar ainda mais o nosso planeta, mesmo que indiretamente!


Por isso digo que a degradação ambiental é um círculo vicioso!
E a educação ambiental é indispensável para a prevenção de novas catástrofes naturais!


Por exemplo,o mundo reclama do excesso de carros nas ruas,devido a poluição sonora e principalmente a poluição atmosférica.


Mas não me lembro de país algum que incentive ativamente o uso de bicicletas assim como deveria realmente ser incentivado,nem existem ciclovias adequadas para que seja adotado o uso de bicicletas diminuindo assim,a quantidade de carros poluindo a atmosfera!


Então,são uma série de fatores que contribuem para a destruição ambiental e nós precisamos arrumar nossa casa,bagunçamos demais ao longo dos anos o nosso planeta,a nossa casa!


A arrumação não será eficaz da noite pro dia,afinal,se pra fazer a bagunça levamos anos e anos,para arrumar então,levaremos o dobro de tempo ou até mais!
Isso é,se tivermos tempo para arrumar tanta bagunça!


Assim como o Japão,outros países preocupados em produzir e crescer economicamente correm grandes riscos de vivenciarem tragédias como esta ou até mesmo piores,se é que pode existir algo pior que um tsunami devastando um país inteiro.


É provável que países inteiros desapareçam do mapa,isso já foi dito por cientistas e especialistas no assunto,não é novidade pra ninguém!


Precisamos acreditar mais no nosso poder de destruição,somos como as máquinas que destroem centenas,milhares de florestas todos os dias,a diferença é que nós temos o nosso próprio controle e somos nós que dominamos as máquinas!


Se ainda dominamos as máquinas,precisamos agir,antes que o nosso planeta seja dominado pelas máquinas e antes que nós simplesmente acabemos como os dinossauros,extintos!


O Japão se preocupou todos os dias  em evitar este desastre,mas porém se esqueceu de explorar seus recursos naturais com respeito e consciência,sendo assim,está pagando de forma trágica o preço de sua dívida!


Qual será o próximo país a ser devastado?
Torça para que não seja o seu!


Tecnicamente,o terremoto é causado pela movimentação das placas tectônicas;já o  tsunami é causado pela conseqüência da movimentação dessas placas juntamente com uma série de ondas causada pelo deslocamento de um  grande volume de um corpo d água e sem dúvida o aquecimento global é um grande contribuinte deste ciclo destruidor!


Alguém deve se perguntar: pra que nos preocupar com o aquecimento global?Afinal de contas,a tragédia foi lá no Japão,do outro lado do mundo!


Mas enquanto não acontece com a gente,não acreditamos que a variação climática do nosso planeta nos últimos anos causada pela nossa falta de consciência ambiental está simplesmente tirando das futuras gerações toda e qualquer possibilidade de vir a existir daqui alguns anos!


Enquanto não mudarmos nossos conceitos em relação a essas tragédias,continuaremos a assistir de camarote tanta destruição...até que chegue a nossa vez de sermos a próxima vítima!

Vejam essas imagens,analisem e reflitam: 
Se você pode evitar que isso aconteça com você,para que tapar os olhos diante a desgraça alheia?
















Fonte: Imagens extraídas do Google

Por: Cátia Rodrigues.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pouca vergonha,seria elogio para definir o esquema fraudulento de floresta fantasma em Cuiabá!

Como mostrado ontem no Jornal Nacional,foi desmanchado ontem um esquema de fraudes sobre florestas fantasmas em Cuiabá MT.


"A Polícia de Mato Grosso prendeu, nesta quinta-feira (10), 15 pessoas, suspeitas de conseguir autorização para derrubar árvores apresentando dados falsos aos órgãos ambientais. É como se eles tivessem criado florestas-fantasma, que só existem no papel.
Rodrigo Lara Moreira tinha autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso para derrubar centenas de árvores, em uma fazenda em União do Sul, norte de Mato Grosso. Mas os fiscais do Ibama estiveram na área e não encontraram a floresta que aparece no projeto de manejo.
Mesmo assim, a fazenda emitiu guias florestais e negociou madeira com outras empresas. Foram R$ 2 milhões, o equivalente a mil caminhões de toras.
De acordo com as investigações, os caminhões nunca saíram da fazenda e o que houve, na verdade, foi o comércio de documentos.
“Essas notas emitidas, provavelmente, esquentaram madeira extraída de ouras áreas. Extraídas ilegalmente”, afirmou o fiscal do Ibama Evandro Selva.
Rodrigo Lara ainda teria tentado subornar os agentes do Ibama para conseguir a suspensão do embargo na área de exploração madeireira: "Vamos fazer esse trem uns duzentos contos. Eu vou ver se levanto uns R$ 50 mil para vocês. E ai liberou, eu já quito com vocês. Vou fazer o corre pra levantar isso aí".
Todas as provas obtidas pela fiscalização e a gravação da tentativa de suborno foram entregues à Polícia Civil.
Nesta quinta-feira (11), os investigadores foram aos principais endereços da quadrilha em cinco cidades de Mato Grosso. Em Várzea Grande, foi preso o engenheiro acusado de fazer o projeto fraudado. Em Sinop, o analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente Jakson Monteiro de Medeiros. Segundo a polícia, ele vistoriou a área das árvores fantasmas e não encontrou nenhuma irregularidade.
"É como se o órgão ambiental estivesse emitindo dinheiro, dando dinheiro a essas pessoas”, explicou o delegado Luiz Henrique de Oliveira.
“Ilícitos existem em todas as áreas onde o serviço público é prestado. A nossa obrigação é identificar esses ilícitos e levar então às barras da Justiça as pessoas envolvidas", declarou Alexander Maia, da Secretaria de Meio Ambiente do MT.
O madeireiro Rodrigo Lara Moreira está foragido.!"
Fonte: www.g1.globo.com

Vídeo: www.youtube.com

COMENTANDO:
Bem,por um lado temos os maus intencionados que ainda acreditam que pelo fato da impunidade ter contaminado a maioria,eles nunca serão desmascarados.
Do outro lado,temos os poucos e raríssimos,mas ainda existentes bem intencionados,que apesar de serem tentados por propinas,continuam fazendo seu trabalho com dignidade e honestidade,mesmo não sendo remunerados como mereciam.
Fico pensando e tentando imaginar como um analista de meio ambiente,se submete a uma pouca vergonha como esta?
Afinal,se ele é realmente formado e qualificado para exercer este cargo,será que ele não pensou no dinheiro e no tempo investido ao longo dos seus estudos?
Será que vale jogar fora todo investimento e todo aprendizado para se submeter  a este esquema?
Será que ele tem família,ou pelo menos pensou nela ao aceitar participar desta fraude?
As pessoas se vendem por tão pouco.Trocam anos de carreira profissional,anos de confiança e credibilidade adquirida ao longo dos anos,por alguns momentos de vantagens,diga-se de passagem.
E o pior de tudo é que um profissional como este,se é que pode ser chamado de profissional,mancha a nossa tão discriminada reputação,já que somos tão mau pagos,tão criticados e tão tachados como ambientalistas idealistas.
Mas infelizmente,como em toda e qualquer profissão,sempre existiu e sempre existirá esses maus profissionais para abalarem a seriedade daqueles que querem realmente fazer valer o seu diploma,o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos.
Guardem bem este nome Jackson Monteiro de Medeiros (Analista Ambiental),eis o nome daquele que deveria fiscalizar e simplesmente tentou sujar o nome dos órgãos ambientais sérios e competentes dispostos a cumprir a lei.
Na reportagem,dizem que um engenheiro também foi preso,acusado de elaborar o projeto fraudado,mas não definem de que área(o que me despertou tal curiosidade),engenheiros são tantos!
Mas também é preciso guardar bem o nome daqueles que fazem com seriedade o seu serviço e que comandaram a busca e apreensão destes criminosos,como por exemplo,o fiscal do Ibama,Evandro Selva.
Graças a todo este processo de fiscalização e apreensão,mais uma quadrilha foi desmanchada,sendo assim esperamos que este fato sirva de  exemplo  para outros estados e que se façam cumprir a lei.
É por causa destes fraudadores e criminosos inescrupulosos,que nossas florestas vem sido devastadas dia após dia,e vem desaparecendo do mapa,sendo alvo fácil de grandes tragédias como a última ocorrida no Japão(mas isto é tema para outro post).
Por: Cátia Rodrigues