sábado, 15 de fevereiro de 2014

VISITA TÉCNICA - GALPÃO DA RECICLAGEM EM SANTA BÁRBARA MG.

Boa tarde, amigos leitores!

Quero deixar registrado aqui a primeira visita técnica, realizada no ano de 2014, no dia 11; com a turma de Segurança do turno da manhã, da qual sou professora de Planejamento Ambiental, no Centro Técnico Educacional Somarti - SB.

Os alunos puderam conhecer o trabalho das meninas do galpão da reciclagem, onde é realizada a triagem e o encaminhamento do material recolhido em nosso município para a reciclagem.

É de suma importância que os alunos tenham este tipo de experiência, afinal, todos que antes tinham uma visão limitada de como funciona o descarte do lixo de suas casas, desde quando colocam a sacola de lixo na sua porta, até o momento que o caminhão da reciclagem passa e aí sim, começa o trabalho de triagem de todo material para a venda dos mesmos; algo que eles conheciam de apenas de nome,  puderam ver de perto como é o galpão da reciclagem, já que a maioria nem imaginava como era.

Fomos muito bem recebidos pelas meninas da COORESB, como sempre, e isso tornou a nossa visita muito mais agradável!

E por isso faço questão de deixar aqui o registro desta visita, que certamente agregou conhecimento aos futuros técnicos de segurança do trabalho e consequentemente os ajudaram a  entender o porquê da importância da segurança e do meio ambiente, andarem lado a lado!


Galpão da reciclagem em Santa Bárbara, ainda tentando se reerguer aos poucos, após o incêndio em 2012.Os alunos viram como é prensado o material que é recolhido em nosso município.
A turma toda reunida, pose pra foto!

Cada momento é único, por isso merece ser registrado!


Uma parceria que virou amizade, meninas guerreiras, as quais admiro muito!


Cada detalhe é importante na hora das anotações!

Por: Cátia Rodrigues / Tecnóloga em Gestão Ambiental

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

AMPLIAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL VEREDAS DO PERUAÇU

"Bom dia!

A Amda está realizando campanha pela ampliação do Parque Estadual Veredas do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, considerado um dos maiores redutos da biodiversidade em Minas Gerais.

Queremos que o governador Anastasia autorize a expansão da unidade de conservação para que ela passe de quase 31.000 hectares para 130.000 hectares. O governador afirmou que apoia integralmente a ampliação.Mas temos que correr contra o tempo para que ele aprove o projeto antes de sair do governo - o que acontecerá em abril.

Nossa petição já está no ar! Contamos com a colaboração de todos. Assinam e divulguem para seus contatos!"

https://secure.avaaz.org/po/petition/Governador_Antonio_Anastasia_Ampliacao_do_Parque_Estadual_Veredas_do_Peruacu/share/


Atenciosamente,


Elizabete Lino.

Amda (Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente)


INFORME-SE SOBRE O PARQUE ESTADUAL VEREDAS DO PERUAÇU, ATRAVÉS DO LINK DA WWF BRASIL:

http://www.wwf.org.br/?26742/mosaico-promove-uso-equilibrado-do-cerrado

Assim você terá mais motivos para assinar a petição da AMDA!

Eu já assinei a petição, agora só falta você!!!

Por: Cátia Rodrigues / Tecnóloga Ambiental

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PROJETO ELETROLIXO

Boa noite, caros leitores!

Motivos para comemorar e dividir com vocês tamanha alegria, é o que não falta,rs!!!

Primeiro motivo da minha alegria: Meu Blog está mais uma vez entre os 100 finalistas para o segundo turno, dos melhores blogs do Brasil , pelo segundo ano consecutivo de participação!

O segundo motivo da minha alegria e atualmente um dos maiores é o Projeto Eletrolixo  , projeto este idealizado e coordenado por mim, com o apoio do Centro Técnico Educacional Somarti (escola onde sou professora desde o final de 2012).

Iniciei este projeto (um sonho antigo de longas datas) , teoricamente, com a minha ex turma de eletrotécnica no início do ano de 2013 e o qual conseguimos juntos, colocar em prática no final do mesmo ano.

Este projeto, que iniciou tímido e hoje tem ganhado grande repercussão não só na mídia, mas principalmente entre os estudantes e empresas parceiras envolvidas, como também da população, preocupada com o descarte correto do lixo eletrônico.

Este ano, postarei aqui todas as novidades que surgirem ao longo do nosso projeto e acredito, (como acreditei desde o início), que esta será uma longa caminhada de grandes realizações!

Em breve, estaremos divulgando nossos novos parceiros nesta causa!

Vou deixar aqui uma palhinha pra vocês, do que é o nosso Projeto Eletrolixo  :

Recolhimento efetuado em 05 de fevereiro de 2014

Primeiro recolhimento ocorrido em 09 de novembro de 2013

Material recolhido na casa do Sr. Romualdo, que doou o material para o projeto.

A professora também colocou a mão na massa, ou melhor, no lixo eletrônico,rs

Parte do material recolhido durante o projeto em 2013.


Divulgação do Projeto Eletrolixo na mídia local.


Bom pessoal, por hoje é só, afinal, amanhã levanto cedo para dar aulas!

Abraços a todos e tenhamos uma ótima noite, fiquem com Deus!

Por: Cátia Rodrigues / Tecnóloga Ambiental