Pouca vergonha,seria elogio para definir o esquema fraudulento de floresta fantasma em Cuiabá!

Como mostrado ontem no Jornal Nacional,foi desmanchado ontem um esquema de fraudes sobre florestas fantasmas em Cuiabá MT.


"A Polícia de Mato Grosso prendeu, nesta quinta-feira (10), 15 pessoas, suspeitas de conseguir autorização para derrubar árvores apresentando dados falsos aos órgãos ambientais. É como se eles tivessem criado florestas-fantasma, que só existem no papel.
Rodrigo Lara Moreira tinha autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso para derrubar centenas de árvores, em uma fazenda em União do Sul, norte de Mato Grosso. Mas os fiscais do Ibama estiveram na área e não encontraram a floresta que aparece no projeto de manejo.
Mesmo assim, a fazenda emitiu guias florestais e negociou madeira com outras empresas. Foram R$ 2 milhões, o equivalente a mil caminhões de toras.
De acordo com as investigações, os caminhões nunca saíram da fazenda e o que houve, na verdade, foi o comércio de documentos.
“Essas notas emitidas, provavelmente, esquentaram madeira extraída de ouras áreas. Extraídas ilegalmente”, afirmou o fiscal do Ibama Evandro Selva.
Rodrigo Lara ainda teria tentado subornar os agentes do Ibama para conseguir a suspensão do embargo na área de exploração madeireira: "Vamos fazer esse trem uns duzentos contos. Eu vou ver se levanto uns R$ 50 mil para vocês. E ai liberou, eu já quito com vocês. Vou fazer o corre pra levantar isso aí".
Todas as provas obtidas pela fiscalização e a gravação da tentativa de suborno foram entregues à Polícia Civil.
Nesta quinta-feira (11), os investigadores foram aos principais endereços da quadrilha em cinco cidades de Mato Grosso. Em Várzea Grande, foi preso o engenheiro acusado de fazer o projeto fraudado. Em Sinop, o analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente Jakson Monteiro de Medeiros. Segundo a polícia, ele vistoriou a área das árvores fantasmas e não encontrou nenhuma irregularidade.
"É como se o órgão ambiental estivesse emitindo dinheiro, dando dinheiro a essas pessoas”, explicou o delegado Luiz Henrique de Oliveira.
“Ilícitos existem em todas as áreas onde o serviço público é prestado. A nossa obrigação é identificar esses ilícitos e levar então às barras da Justiça as pessoas envolvidas", declarou Alexander Maia, da Secretaria de Meio Ambiente do MT.
O madeireiro Rodrigo Lara Moreira está foragido.!"
Fonte: www.g1.globo.com

Vídeo: www.youtube.com

COMENTANDO:
Bem,por um lado temos os maus intencionados que ainda acreditam que pelo fato da impunidade ter contaminado a maioria,eles nunca serão desmascarados.
Do outro lado,temos os poucos e raríssimos,mas ainda existentes bem intencionados,que apesar de serem tentados por propinas,continuam fazendo seu trabalho com dignidade e honestidade,mesmo não sendo remunerados como mereciam.
Fico pensando e tentando imaginar como um analista de meio ambiente,se submete a uma pouca vergonha como esta?
Afinal,se ele é realmente formado e qualificado para exercer este cargo,será que ele não pensou no dinheiro e no tempo investido ao longo dos seus estudos?
Será que vale jogar fora todo investimento e todo aprendizado para se submeter  a este esquema?
Será que ele tem família,ou pelo menos pensou nela ao aceitar participar desta fraude?
As pessoas se vendem por tão pouco.Trocam anos de carreira profissional,anos de confiança e credibilidade adquirida ao longo dos anos,por alguns momentos de vantagens,diga-se de passagem.
E o pior de tudo é que um profissional como este,se é que pode ser chamado de profissional,mancha a nossa tão discriminada reputação,já que somos tão mau pagos,tão criticados e tão tachados como ambientalistas idealistas.
Mas infelizmente,como em toda e qualquer profissão,sempre existiu e sempre existirá esses maus profissionais para abalarem a seriedade daqueles que querem realmente fazer valer o seu diploma,o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos.
Guardem bem este nome Jackson Monteiro de Medeiros (Analista Ambiental),eis o nome daquele que deveria fiscalizar e simplesmente tentou sujar o nome dos órgãos ambientais sérios e competentes dispostos a cumprir a lei.
Na reportagem,dizem que um engenheiro também foi preso,acusado de elaborar o projeto fraudado,mas não definem de que área(o que me despertou tal curiosidade),engenheiros são tantos!
Mas também é preciso guardar bem o nome daqueles que fazem com seriedade o seu serviço e que comandaram a busca e apreensão destes criminosos,como por exemplo,o fiscal do Ibama,Evandro Selva.
Graças a todo este processo de fiscalização e apreensão,mais uma quadrilha foi desmanchada,sendo assim esperamos que este fato sirva de  exemplo  para outros estados e que se façam cumprir a lei.
É por causa destes fraudadores e criminosos inescrupulosos,que nossas florestas vem sido devastadas dia após dia,e vem desaparecendo do mapa,sendo alvo fácil de grandes tragédias como a última ocorrida no Japão(mas isto é tema para outro post).
Por: Cátia Rodrigues



Comentários