Lei permite destruir 70% da mata seca:

Projeto aprovado em Minas Gerais é mais permissivo que a legislação federal:




 Por : Eduardo Kattah - (O Estado de S.Paulo0


A Assembleia Legislativa de Minas aprovou, em reunião extraordinária realizada na noite de quarta-feira, um polêmico projeto de lei que retira a chamada mata seca - na região norte do Estado - da área de preservação ambiental da Mata Atlântica.

Os defensores da nova lei afirmam que o fim do rigor na proteção ambiental é necessário para o desenvolvimento da região e levará à criação de 250 mil postos de trabalho. Ambientalistas e estudiosos afirmam que serão beneficiados, na verdade, grandes fazendeiros.


A região tem como principais atividades o cultivo de frutas irrigadas, a pecuária e a produção de carvão vegetal. Com uma área remanescente de 16,1 mil km² (48% do total), de acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a mata seca foi incluída na área de preservação da vegetação nativa da Mata Atlântica por decreto federal de 2008. Esse decreto proíbe o desmatamento de florestas nativas do bioma a não ser por motivo de utilidade pública e interesse social.


O projeto de lei 4.057/2009 - aprovado por 45 votos a favor e apenas 1 contra - permite o desmatamento de até 70% da área coberta pela vegetação, como prevê a legislação estadual, que é mais permissiva. Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB).


Similaridade. Estudioso das matas secas, o biólogo Mário do Espírito Santo, da Universidade Estadual de Montes Claros, diz que existe uma similaridade muito grande entre as matas secas do norte de Minas - classificadas como florestas estacionais deciduais (que perdem folhas) - e a Mata Atlântica ao longo da costa do País. Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2006, ele observa que todo o norte de Minas, em uma área de 126 mil km², possuía 278 mil postos de trabalho e 21 mil empregos formais na zona rural. "Não sei qual conta foi feita para se chegar a esse número de 250 mil postos de trabalho em 16 mil km². Parece ilógico."

Em recente pesquisa da Fundação Mata Atlântica, Minas figura como o Estado campeão em desmatamento de Mata Atlântica, entre 2008 e maio de 2010.

FONTE: http://www.estadao.com.br/



COMENTANDO:

É sem dúvida lamentável esse tipo de lei, e mais lamentável ainda é terem obtido 45 votos a 1,a favor desta vergonha!
Agora entendo,o porque da Serra do Curral em Belo Horizonte ter beleza apenas na parte frontal,visível aos turistas,sendo que atrás da Serra na divisa com Nova Lima,só restou apenas um buraco enorme,uma cratera gigantesca do desenvolvimento!

Cátia Rodrigues









Comentários