VAMOS COMEMORAR O QUÊ?

Bom dia, 

simbolicamente, muitos sabem que, hoje é o "Dia Mundial do Meio Ambiente" !

Ok.

E?

E que, na minha opinião, o termo utilizado para esse dia deveria ser: Dia Mundial da Reflexão Ambiental, isso sim...

Raciocinem comigo, se temos 365 dias no ano para aplicarmos a Educação Ambiental no mundo, porque fazermos isso em apenas um dia? 

Educação Ambiental é serviço de formiguinha, é tá ali todo santo dia, disseminando conhecimento, mitigando a ignorância ambiental, trabalhando a psicologia ambiental através destas atividades que são aplicadas com tanto ênfase em apenas um dia...

Sou do contra? Pode até ser que eu seja, mas enxergo Educação Ambiental como hábitos do dia a dia e não apenas uma comemoração simbólica!


Tudo bem, comemorarmos o :


  1. DIA DA MATA ATLÂNTICA; 
  2. DIA DA PROTEÇÃO AMBIENTAL; 
  3. DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS;
  4. DIA DE PROTEÇÃO DAS FLORESTAS
  5. DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO e tantas outras datas que devem sim ser simbolicamente comemoradas e compartilhadas; haja vista, todas essas datas foram escolhidas devido algum ato ou acontecimento para que estas datas se tornassem importantes em nosso calendário ambiental.
Mas daí querer comemorar o Dia da Água e o Dia do Meio Ambiente? Sinceramente, não vejo porquê.

Pela lógica, devemos incluir as datas do Dia 22 de Março e do Dia 05 de Junho, apenas como DIA DA REFLEXÃO HÍDRICA E AMBIENTAL.

Sei que vocês dirão: nossa, mas o dia do meio ambiente foi instituído em 1972 na Conferência de Estocolmo pela ONU...eu sei disso, como muitos sabem.

E sei também que o dia mundial da água também foi instituído pela ONU para se discutir sobre os temas hídricos do planeta.

Não que eu queira tirar a credibilidade da ONU, longe de mim, sou um grão e areia diante de uma organização mundial tão conceituada; perto deles, minha vivência ambiental é quase insignificante, eu sei.

Mas sinceramente, assim como já se chegou a conclusão de que a Constituição Brasileira está totalmente defasada e precisa ser revista; é louvável que nos atentemos às terminologias utilizadas atualmente.

É preciso acompanhar a evolução ambiental ao longo do tempo, não dá para ficarmos presos à comemorações isoladas, sem ao menos fazermos nosso dever de casa corretamente.

Teremos sim, motivos para comemorarmos essas datas, quando nos dermos conta do tamanho da responsabilidade de cada um, não dá mais para brincar de faz de conta....

Tenho por mim que, quanto maior o número de estímulos associados ao tema abordado, maior será a probabilidade de recordá-lo e consequentemente aplicá-lo no dia a dia; e com o meio ambiente não é diferente, ainda mais o meio ambiente que ainda é tratado com tanta indiferença pela maioria.


Bom, opinião, cada um tem a sua, assim como eu tenho a minha e sinceramente, a essa altura do campeonato, com:

O atual presidente dos EUA (segundo maior poluidor ambiental) retirando-se do acordo de Paris em relação à luta global de combate às alterações climáticas e dizendo não às fontes de energias renováveis; 

A poluição do ar e as alterações climáticas batendo em nossa porta, com a resistência de alguns países e a falta de incentivos à produção de energias limpas; 

O desmatamento e as queimadas realizadas para darem espaço à pecuária e plantação de soja e outras monoculturas, muitas das vezes sem atenderem à legislação ambiental;

A extinção de espécies silvestres (fauna e flora), incluindo o tráfico de animais;

A degradação do solo, através de queimas, contaminação por agrotóxicos, lixo descartado inadequadamente;

A superpopulação atrelada à combinação de crescimento populacional e ascensão social, diminuindo cada vez mais os recursos naturais; dentre tantos outros problemas ambientais interligados aos temas aqui citados...

...eu te pergunto: - Vamos comemorar o quê? 


Foto: Google

Bom, acho que já externei aqui minha preocupação com a falta de práticas realmente eficazes para a mitigação dos impactos ambientais negativos e principalmente, a minha indignação diante essa maquiagem ambiental que muitos praticam, neste dia que dizem ser para comemorarmos o dia mundial do Meio Ambiente, eu particularmente, não vejo motivos suficientes para comemoração e sim pra reflexão sobre os nossos hábitos e ações perante o nosso planeta.

Abraços,

Ótima semana a todos.

Cátia Rodrigues
Tecnóloga em Gestão Ambiental
CRQ MG 02203111
Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental

Comentários