REINVENTANDO-SE!



Bom dia!

Pois então, seis meses de desemprego se passaram e agora, onde estou?

Nesse momento, acabo de acordar (essa noite foi mais longa,ha ha ha ha) e ligo a tv enquanto tomo o meu café, assim tem sido minha rotina matinal antes de começar a colocar a mão na massa, desde que fiquei desempregada,

Hoje está sendo um daqueles dias típicos, em que você acorda determinada a fazer algo que possa mudar sua realidade, de preferência para melhor.

E eis que me deparo com o #PROGRAMAMAISVOCÊ (apesar de não gostar muito de fazer malabarismos na cozinha, somente o trivial, ha ha ha ha; o que eu gosto mesmo é de comer e experimentar novos sabores) e um consultor apresentou a matéria sobre #DESEMPREGO, eita, sugestivo isso, nesse momento de #CRISE para a maioria. Então, tive vontade e vir aqui e postar pra vocês!

A verdade é que me identifiquei com a pirâmide apresentada pelo consultor que define os quatro tipos de profissionais desempregados:

  • 1º (topo):  OS AUTOMOTIVADOS
  • 2º :           OS OTIMISTAS
  • 3º :           OS RACIONAIS
  • 4º (base):  OS DESESPERANÇOSOS
Achei interessante essa apresentação do conteúdo abordado e confesso ter me identificado com três dos tipos apresentados, com exceção do segundo tópico #OSOTIMISTAS , uma vez que, confesso nunca ter sido aquele profissional que de tão otimista todo mundo gosta, ha ha ha ha, talvez meu senso crítico e o meu espírito de equipe, sejam grandes responsáveis por isso, afinal, nem todo mundo gosta de pessoas assim, acredito que provavelmente, a maioria não goste.

O que importa é que hoje, neste exato momento, após seis meses de desesperança enquanto buscava novas oportunidades e não nenhuma porta se abrir, passei da fase dos #DESESPERANÇOSOS; na verdade, fui muito #RACIONAL durante esses seis meses, pensei tanto, tanto, que quase fiquei estagnada ao tentar querer entender, o por quê eu, logo eu!?

Pouco depois, apesar de algum otimismo que sempre carrego comigo, mesmo depois de tudo desabar sobre minha cabeça (pobre tem mania de esperança, né), cheguei na fase dos #AUTOMOTIVADOS , ufa, escalei toda a pirâmide e aqui estou eu, no topo, apesar dos pesares.

Aí vocês se perguntam, que bacana, isso significa que ela se reinseriu no mercado de trabalho e agora se sente automotivada novamente?

Lamento decepcionar aqueles que torcem por mim, mas infelizmente, não é bem assim!
Na verdade me sinto automotivada, pois me #REINVENTEI , isso mesmo, passei daquela fase, ufa, graças a Deus, de que; ahh, não tenho amigos de verdade quando preciso; puxa, mas pensei que fulano fosse meu amigo; nossa, que punhalada nas costas foi aquela, afinal, sei que tinha potencial para ocupar aquela vaga que fulano ofereceu pra outra pessoa; nossa, nunca mais volto ao mercado de trabalho; eu não tenho sorte, blá, blá, blá....credo, quanta lamentação desnecessária e tempo perdido!

Mas o bom, que como ser humano, tenho meus altos e baixos, e confesso que, depois de atuar no mercado de trabalho alguns anos, em áreas diversas, desde a estoquista de supermercado até a secretária interina de meio ambiente; aprendi muito, conheci diferentes tipos de pessoas e colegas de trabalho, trabalhei com diferentes tipos de "chefes", vivenciei inúmeras situações que exigiam de mim decisões que jamais pensei ter que tomar e sinceramente, apesar de saber que ainda tenho muito que aprender, e depois desses seis meses buscando respostas e me preparando, finalmente, me #REINVENTEI, completamente! 

Talvez essa reinvenção não seja definitiva, como nada nessa vida é definitivo, a não ser a morte!

Mas o que importa é que agora, estou na minha fase calmaria, tranquila comigo mesma e madura o suficiente para aceitar minha nova condição de profissional da área ambiental desempregada à microempresária! 

Estou aprendendo muito e se Deus quiser, esse aprendizado vai me levar no mínimo onde quero chegar, realizar-me como profissional, independente da área de atuação e principalmente me trazer paz de espírito e calmaria comigo mesma. Eis o meu objetivo nesse momento, o resto será consequência!

Algo que me consola no meio disso tudo é que graças a Deus, nunca fui demitida, em todos os meus empregos ao longo dos anos, sempre pedi para sair quando não me sentia mais encaixada naquele ambiente e, via que os valores daquela empresa não eram bem, o que eu respeitava como valores e percebia que ali, não tinha muitas oportunidades de crescimento de carreira.

De último agora, não fui demitida também, meu contrato apenas venceu e optaram por contratar alguém que os apoiaram durante a campanha politica (essa é a parte cruel do setor público), afinal, não me conheciam diretamente e sequer quiseram conhecer o meu trabalho, e confesso que, agradeço por isso, pois assim, cheguei onde estou e irei muito mais além; tenho potencial e acredito nisso, e o mais importante, tenho força de vontade e determinação para alcançar objetivos talvez jamais sonhados!

Agora, já mais tranquila com minha nova realidade profissional e em paz comigo mesma, pois sei que dei o meu melhor, enquanto profissional; sigo meu caminho, me reinvento e busco dia após dia me fortalecer, pois de empregada, passei a ser chefe de mim mesma, e no fundo nunca quis ser chefe, pois prefiro os líderes, esses sim se dão oportunidade de crescimento pessoal e profissional e inspiram os outros a serem cada dia melhor!

Eis que a https://berlokesacessorios.com.br/ nasce de um hobby, talvez até mesmo de um sonho inconsciente de criança e chega com muita vontade de ser a #REINVENÇÃO que faltava para minha vida!




E para celebrar essa nova fase da minha vida, quero registrar aqui algumas palavras em versos de minha própria autoria (detalhe, fiz agora), tinha até me esquecido que tenho vocação para poeta ha ha ha ha:

E VOCÊ DESCOBRE


E você descobre que tudo que um dia imaginou,
nem de perto era realmente o que parecia.

E você descobre que o seu " melhor amigo" também tem um melhor amigo
e detalhe, este melhor amigo não é você.

E você descobre que a teoria nem sempre é aplicada na prática
e que a prática nem de perto segue a teoria.

E você descobre que o conhecimento que adquiriu com anos de estudo e experiência comprovada,
não foi o suficiente para te colocar entre os que alcançaram seus objetivos.

E você descobre que apesar de amar o que faz,
nem sempre é o bastante para te manter no emprego.

E você descobre que os seus esforços se tornaram momentaneamente inúteis,
diante a crise avassaladora que mudou seu caminho.

E você descobre, que a mudança de rumo forçada, simplesmente te ensinou a sonhar
como você talvez jamais imaginasse.

E que desse sonho, o seu jeito de reinventar-se pode te levar muito mais longe
do que você jamais imaginou!

Abraços, fiquem com Deus e tomara que cada um dos desempregados atualmente, consigam se reencontrar e se reinventar, assim como eu.

Que tenhamos uma excelente semana!

Cátia Rodrigues

Comentários