Mais forte que eu...

Bom dia, amigos leitores!

Aqui estou eu, tentando trabalhar (já que o mês de janeiro é tudo tão monótono e sem muito serviço); estou aqui quebrando a cabeça com o bendito CAR (Cadastro Ambiental Rural), e nada melhor que postar um pouquinho para aliviar a tensão psicológica que esse CAR nos causa!

Aff, esse CAR é um teste de paciência, pois, uma hora é a internet que não funciona; outra hora é o sistema que trava; outra hora é a documentação antiga que vem cheia de erros e o sistema não aceita...e por aí vai!

Ainda acho que o governo só cria regras para complicar nossas vidas e a dos produtores rurais, principalmente no que diz respeito a meio ambiente! Nossa, é muita burocracia desnecessária, já que os produtores são obrigados a realizarem tantos cadastros, são tantas taxas a serem pagas, tanto blá, blá, que no final, a gente sabe que só servem para cumprir protocolos e mais nada...hoje em dia não é fácil ser produtor rural no nosso país...e olha que eu nem sou produtora rural e já sinto na pele o que eles passam...e viva a burocracia brasileira!

Mas hoje eu não vim falar de problemas ambientais, na verdade, isso foi só um desabafo no que diz respeito ao CAR, já que os pequenos agricultores é que são sempre os mais prejudicados com toda essa burocracia desnecessária! 

Hoje vim falar de mim... não tá fácil, há meses venho repensando minha via profissional e confesso que não estou nada satisfeita com ela!

Não que eu esteja reclamando do trabalho em si, mas das coisas que não se desenvolvem, da falta de perspectiva que assombra os meus pensamentos e sonhos  mais profundos!

Ás vezes me sinto assim, meio desmotivada! Acho que meu problema é sonhar demais (risos)!

Até setembro do ano passado minha vida era um corre-corre só; casa, prefeitura, casa, escola e assim era minha rotina de segunda a sexta! Era bom, gratificante, o retorno financeiro também não era tão ruim, mas sei lá, nós seres humanos temos este defeito não é mesmo? Estamos sempre querendo mais...

Confesso que eu adorava aquela rotina de tarefas e desafios, mas estava ficando tão cansada, me sentia tão pressionada mentalmente, que quando chegava o fim de semana, lá estava eu, morta, mortinha de cansaço...e no final, me sentia como se faltasse alguma coisa! E não estou falando de questão financeira, dinheiro nunca foi meu maior objetivo (tanto é que sou pobre desde que nasci,rsss).

Porque tem que ser assim? Tem sempre que faltar alguma coisa, se não é dinheiro, é tempo, se não é tempo é lazer, se não é lazer é trabalho...e por aí, vai!

E assim foi meu 2015...e o 2016 chegou...mais calmo, mais monótono, e no final, aqui estou eu, morrendo de saudades daquela rotina!

Eu juro que já pensei várias vezes em mudar de profissão, sei lá, fazer algo que não esteja relacionado direta ou indiretamente com meio ambiente, MAS É MAIS FORTE QUE EU!

Criei minha loja virtual, faço minhas bijuterias e semi-joias, mas isso é mais um hobby do que um trabalho, porque na verdade, nunca tive "tino" para vendas...como vendedora sou péssima (risos); até hoje me pergunto como sobrevivi a cinco anos na área do varejo!

Sei lá, tem algo que me prende a essa área ambiental, não consigo explicar com palavras! 

"Hoje" eu viro e falo pra mim mesma: a partir de hoje não quero mais saber de projetos socioambientais; não quero mais saber de dar aula de meio ambiente; não quero mais trabalhar na prefeitura; vou chutar o balde e mudar de ramo, não quero mais saber de meio ambiente na minha vida...

..."amanhã" me liga uma colega de trabalho toda feliz e diz, "Cátia, se não tá sentada, senta, o projeto foi aprovado" e que projeto é esse? Um projeto apresentado em chamada pública, no qual eu, essa colega e mais outra colega de trabalho, nos empenhamos para elaborar e claro, com o intuito de que ele fosse aprovado, e o melhor ainda, incluindo o meu projeto que tanto amo "Projeto Eletrolixo" para ajudar aquelas pessoas tão importantes no gerenciamento de resíduos sólidos, que existem  e na maioria das vezes são praticamente invisíveis para a maioria, que deveria respeitá-las e agradecê-las por realizarem um trabalho tão importante, não só para o meio ambiente, mas para a saúde pública, educação e o nosso planeta como um todo!

E o "pior" de tudo, para agravar ainda mais a minha situação psicológica, ambientalmente falando (risos), ainda recebo o Email da escola da qual dava aulas até final do ano passado, já me orientando e avisando sobre a volta às aulas!

Isso sem contar essa minha vontade constante de estar sempre fazendo um novo curso na área ambiental; sempre que fico sabendo de algo, lá vai "euzinha" me cadastrar e tentar fazer...ahh se pudesse viver e ganhar o suficiente para estar sempre estudando e me aperfeiçoando nessa área...

...ai eu penso; Meu Deus, deve haver um propósito para que o Senhor não permita que eu me livre desse carma ambiental, só pode! 

É uma área tão sofrida, tão desgastante, tão mal remunerada (pelo menos para nós Tecnólogos); mas que no final, dá uma sensação de euforia, de missão cumprida, de prazer, de alegria e vontade de começar novos planos, novos projetos ambientais... e o brilho nos olhos volta com toda força!

Não sei, o que me espera nesse ano que se acabou de iniciar, mas de uma coisa eu sei: preciso continuar dando o melhor de mim, independente das dificuldades e dos medos que me apertam o coração de vez em quando!

Só tenho certeza de uma coisa: esse tal meio ambiente É MESMO, MAIS FORTE QUE EU!

Não fui eu quem escolhi o meio ambiente, foi ele que me escolheu! Talvez seja por isso que me frustro diante a monotonia e a falta de cooperação às vezes para fazer as coisas funcionarem!

Sei que preciso ter os pés no chão, e olha que eu tenho viu, porque senão, já tinha pirado literalmente ou então teria chutado o balde faz tempo!

Mas sou o tipo de pessoa, que apesar de ter os pés no chão, não sabe viver as coisas sem sentir com alma, com o coração e o com brilho nos olhos! Eu acredito no impossível, mesmo às vezes, insistindo em dizer não, para mim mesma!

E por falar em impossível, deixa eu ir ali, terminar o bendito CAR, porque vou ser sincera com vocês, é realmente impossível, realizar um CAR sem "pirar na batatinha " (risos) eita trem chato! E ainda me perguntam porque não pego alguns CAR's para fazer por fora (consultoria)...tá louco, é ruim hein, esse trem é muito chato de fazer e não há dinheiro que pague a minha tranquilidade!


Foto: Google

Bora tentar trabalhar um pouco neh gente, afinal, não sou paga para ficar postando em Blog e sim para terminar esse bendito CAR, que agora, graças ao sistema que parece que destravou, acho que vou conseguir terminar pelo menos uns dois hoje!

Abraços,

Cátia Rodrigues
Tecnóloga em Gestão Ambiental












Comentários