EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

"Entende-se por EDUCAÇÃO AMBIENTAL, os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, "bem de uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade".

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL é um componente indispensável e permanente da EDUCAÇÃO NACIONAL, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e informal."

Devido a constante necessidade humana da utilização dos recursos naturais existentes em nosso planeta, temos causado um grande desequilíbrio ecológico e consequentemente o aumento de desastres naturais tem sido cada vez mais constantes e intensos!

Este desequilíbrio nos força a repensar nossas atitudes como cidadãos e principalmente como seres dependentes do meio ambiente!

EDUCAÇÃO AMBIENTAL se tornou uma necessidade, uma inclusão imprescindível no nosso dia a dia, seja de maneira formal (através de estudos, pesquisas, projetos e outros realizados em escolas,empresas,Ongs,etc)  ou seja de maneira informal (no convívio familiar, social, etc).

Apesar da diferença entre a educação ambiental formal e informal existir no âmbito de seu surgimento e compartilhamento, a intenção é uma só : A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COLETIVA!

Um exemplo:

Ao implantar a coleta seletiva em uma empresa, é necessário um processo de educação ambiental antes,durante e depois, haja vista que se a empresa implantar a coleta seletiva e não repassar as orientações necessárias (separação correta dos resíduos, redução de uso de papel,copo plástico,etc) a todos os funcionários diretos e indiretos, desde a chefia até o nível operacional, a implantação da coleta seletiva na empresa, será sem dúvida um fracasso!

Várias perguntas precisam ser feitas durante a implantação de qualquer projeto, e na implantação da coleta seletiva por exemplo,não é diferente:
- Porque devemos implantar a coleta seletiva em nossa empresa?
- Quais as vantagens desta implantação?
- Como posso contribuir para o sucesso da implantação deste projeto?
- Quais os erros devem ser evitados?
- Qual será o período de implantação,provisório,permanente?
....e por aí, sucessivamente, na realidade, através de uma pergunta surgirão outras perguntas e com isso as respostas virão e o aperfeiçoamento desta implantação será inevitável!

O exemplo acima é definido como EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL!

Ao ver o noticiário esclarecer que, uma enchente que causou grande destruição em uma cidade qualquer, devido ao fato dos bueiros do local não terem comportado o volume de água decorrente das chuvas, por estarem entupidos de lixo, e ao comentar com amigos, colegas e familiares sobre este noticiário e passar adiante a importância de não se jogar lixo nas ruas para evitar que os bueiros sejam entupidos e provoquem novas enchentes, eu automaticamente estou realizando de maneira INFORMAL a EDUCAÇÃO AMBIENTAL!

São atitudes simples, a descentralização de informações, a busca pelo conhecimento e principalmente o interesse em fazer a nossa parte é que faz com que algo que parece tão complexo, se torne um hábito, um círculo vicioso coletivo!


Foto: Google


Por: Cátia Rodrigues
Tecnóloga Ambiental
CRA/MG 06-001317




Comentários