CONSUMO X COLETA SELETIVA:




Desde a grande revolução industrial iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII,o consumismo vem se expandindo de maneira desenfreada em todo o mundo!


A facilidade com que as pessoas vem adquirindo as coisas hoje em dia,nos tornou reféns de nossa própria necessidade!


Antigamente se consumia aquilo que era necessário para a sobrevivência do ser humano,mas hoje temos muito mais que isso.Hoje temos além de uma vontade enorme de consumir mais e mais,existe também uma grande variedade de aparelhos eletrônicos que facilitam nossas vidas,mas que também fazem com que o nosso consumismo nos leve a um grande erro: A GERAÇÃO  DESORDENADA DE RESÍDUOS!


RESÍDUOS,nada mais são que, aquilo que genericamente chamamos de LIXO!


O que fazer já que nos tornamos escravos de nossa comodidade?Como  viver sem os nossos celulares,notebooks,Tvs  e outros aparelhos eletrônicos dos quais temos hoje em dia?


Como abrir mão de nosso automóvel,sendo que hoje isso já não é mais um luxo e sim uma necessidade de locomoção,já que a maioria das cidades hoje em dia tem crescido com tamanha rapidez devido ao grande aumento populacional,que nos dá aquela sensação de que nossas casas tem ficado cada vez mais longe de nossos destinos diários?


Porque sabendo que o celular que "comprei"ano passado com todos os itens necessários para atender minhas necessidades,ainda se encontra em perfeito estado,e mesmo assim,já que lançaram um modelo mais novo com um item a mais,o meu desejo de possuí-lo é maior que a minha própria necessidade?


Como fazer com que voltemos ao passado e encaremos a iluminação de lamparinas,a retirada de água para o uso diário em cisternas e o uso do fogão de lenha?


SERÁ QUE NOS ADAPTARÍAMOS ÁQUILO QUE NÓS MESMOS  FIZEMOS DE TUDO PARA NÃO PRECISARMOS MAIS?


Já que diante á brilhante inteligência humana unida à enorme necessidade de adaptação aos tempos atuais,nos mostrou o quanto precisamos evoluir e sempre buscar novas criações,novas idéias e novo bens de consumo?


O problema minha gente,não tá no último modelo de celular lançado,nem no incrível IPHONE que você viu anunciarem no comercial de televisão,mas sim,no enorme erro de termos nos preocupado em  alcançarmos comodidade e praticidade sem nos preocuparmos com o grande IMPACTO AMBIENTAL que causaríamos com toda essa evolução!


É mais fácil se adaptar á uma iluminação gerada por uma rede hidrelétrica,que para utilizá-la basta um simples toque na tomada em nossa casa,do que ter que voltar a viver com uma lamparina que além de não clarear tão bem o ambiente,causa um forte cheiro de fumaça por onde passa!


Mas aí fica a pergunta: O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM COLETA COLETIVA?


E eu respondo: TEM TUDO A VER! Tudo isso na verdade é  um ciclo contínuo!


CONSUMO --------------->   DESCARTE DE  RESÍDUOS  ------------> COLETA SELETIVA


Quanto mais eu consumo,mais resíduo eu gero e automaticamente maior a necessidade da implantação e do gerenciamento correto da coleta seletiva.




MAS AFINAL,O QUE É MESMO COLETA SELETIVA?


Coleta seletiva é o recolhimento dos materiais passíveis de serem reciclados e que são previamente separados na fonte geradora.

Dentre estes materiais recicláveis podemos citar o papel,o papelão,o plástico,o metal e os diversos tipos de vidros.

Nem todos os materiais que descartamos são recicláveis,como por exemplo a fralda descartável,lâmpadas,pilhas e etc...

O lixo deve ser separado corretamente,entre LIXO SECO E LIXO ORGÂNICO,LIXO SECO E LIXO ÚMIDO (proveniente de restos de comidas,folhas secas,etc).

Mas,não adianta, por exemplo,pegar uma latinha de extrato de tomate vazia e descartá-la na lixeira de lixo seco,é preciso lavá-la antes do descarte,pois este tipo de material estando sujo,fica mais difícil de ser vendido pelos catadores,já que as empresas são muito exigentes em se tratando de lixo seco e limpo.

Acreditem,o lixo tem muito mais valor do que possamos imaginar!!!Não basta simplesmente descartar,existe todo um processo de agregação de valor!!!

A maioria das cidades com coleta seletiva,infelizmente não abrangem toda a população,principalmente em se tratando dos distritos,já que fica economicamente inviável este tipo de coleta a longa distância.

A coleta seletiva ainda é um processo bem mais caro do que o convencional,mas acredito que com esta mudança de valores,de cultura ambientalmente correta,daqui alguns anos isso deixará de ser um impecílio impe cílio a melhoria e a abrangência em todo ou quase todo território nacional.

Mas estas dificuldades econômicas e territoriais não impedem as pessoas de separarem o lixo seco do lixo molhado,pois o que vale mesmo é a consciência ambiental de cada um em em fazer a sua parte,independente se o outro faz ou não!

É tudo uma questão de adaptação e mudança de hábito.Mas é claro que mudar nossos hábitos adquiridos ao longo de tantos anos é muito difícil,mas não é impossível!

Se eu jogo um papel na rua,mesmo que naquele momento ele pareça insignificante aos olhos do mundo,este simples papel,pode ser arrastado durante as chuvas se juntar com outros tipos de resíduos e entupirem os bueiros,que consequentemente irá transbordar impedindo a passagem da água de enxurrada,alagando ruas,invadindo casas e espalhando todo este lixo pela cidade.

Além de sujar,propiciar o aparecimento de doenças transmitidas por ratos e outros animais peçonhentos que vivem muito bem em ambientes poluídos e deixar  visualmente feia a nossa rua,nosso bairro e nossa cidade,é um péssimo exemplo!

Vamos começar por nossas casas,ensinando nossos filhos a serem ecologicamente corretos não apenas na presença de outras pessoas,mas principalmente na ausência dos outros,pois assim deixa de ser uma simples atitude ecológica e passa a se tornar um hábito diário!






PENSE NISSO!




Vou postar aqui um vídeo para vocês muito interessante, A HISTÓRIA DAS COISAS,achei na internet e ele me chamou muita a atenção,pois nos mostra claramente essa dependência consumista que nos controla nos dias atuais!


   
Abraços,
Cátia Rodrigues/Tecnóloga Ambiental

Comentários