Sacolas plásticas:contra ou a favor?

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-01/liminar-suspende-proibicao-do-uso-de-sacolas-plasticas-em-sao-paulo

Boa noite amigos leitores.

O link acima nos leva a matéria sobre a polêmica da proibição de uso das sacolas plásticas em nosso país.

Em São Paulo,um desembargador concedeu liminar para o cancelamento da proibição do uso das sacolas plásticas no estado.

É fato,que daqui a pouco as outras regiões estarão exigindo o mesmo,já que também certamente estão se sentindo prejudicados com esta proibição.

E aí vai começar o efeito dominó,daqui a pouco todo mundo já vai estar liberado para voltar a distribuir as prejudiciais sacolas plásticas.Já que estas mesmas sacolas,são verdadeiras vilãs para o meio ambiente.

E na questão da educação ambiental não é diferente,é preciso adaptação aos novos costumes.Mas para isso devemos persistir para que a conscientização seja aceita e praticada por todos.

Se para os fabricantes de sacolas plásticas tem havido prejuízo por isso,na minha opinião eles deveriam procurar um meio de mudar de ramo ou se adaptar a tal mudança.

As sacolas retornáveis são uma ótima opção para ir as compras,pois além de criativas em suas cores e estampas tornando-as não apenas práticas e ecologicamente corretas,mas também muito atrativas para a economia no país,já que desperta a ideia de tendência e se é tendência,é moda e moda é um fator importante para o crescimento da economia .

Veja bem,se fabrico sacolas plásticas e elas foram proibidas,porque não passar a fabricar sacolas de papel?

Afinal,papel é reciclável e além de gerar renda e emprego para muitas pessoas,não agride o meio ambiente como as sacolas plásticas.

Justo agora que já criaram várias opções para se substituir as sacolas plásticas,o senhor desembargador vai conceder a liminar que suspende a proibição da venda das sacolas?

Devemos dar bons exemplos e este na minha opinião é um péssimo exemplo a ser dado.


E você,é contra ou a favor do uso de sacolas plásticas?






Por: Cátia Rodrigues.

Comentários

  1. Voce que esta falando mal das sacolas plásticas nao entende nada da matéria, assim como nosso prefeito e sua câmara municipal. Se tirarmos as sacolas plásticas de circulação que acabam virando sacos de lixo, teremos de volta ao lixoes os famosos sacos para lixo que o povão tera de comprar, muitos terão que deixar de comprar alimento pra comprar sacos para lixo. Sabe o que eu acho que o povo deveria colocar o lixo na rua em latas velhas como era no passado. O que temos que tirar de circulação sao as pessoas que descartam as sacolas na rua de qualquer maneira e depois ficam falando mal das mesma.
    Sacolas retornáveis vao poluir muito mais que as sacolas plásticas existemtes hoje no mercado, nao pense vc que as sacolas de papel tb nao poluem. Voce devia ler mais sobre essa matéria e depois sim postar aqui

    ResponderExcluir
  2. Desculpe,mas ao postar como anônimo logo de cara percebo que vc é uma pessoa que não tem muita confiança no que diz.Pois quando temos confiança no que dizemos,não nos escondemos atrás de um comentário anônimo.
    Mas como este é um blog democrático,aceito lógico sua opinião,afinal,através da opinião de cada um conseguimos melhorar a nossa ou até mesmo mudá-la e porquê não?Somos livres para pensar de um jeito hoje e amanhã termos um pensamento totalmente contrário
    Não estou falando mal das sacolas plásticas,mas sim da forma como são utilizadas e descartadas.Porque os fabricantes destas mesmas sacolas não se unem aos responsáveis pela educação social,cultural e ambiental de seu município para juntos conscientizarem as pessoas de seus riscos?É este o meu objetivo,não quero apoiar o desemprego de ninguém,afinal de contas,sei que por trás da fabricação destas sacolas existem milhares de cidadãos que precisam do seu emprego para sustentarem suas famílias.Mas eu sou a favor da adaptação,porque não se adaptar ao invés de somente criticar?Somente a educação ambiental diária e ativa irá salvar o nosso planeta e para isso é preciso que cada um faça sua parte.
    Peço desculpas se você interpretou mal o meu ponto de vista,mas como Tecnóloga em Gestão Ambiental,conheço o outro lado que você talvez não conheça,o lado de que com conscientização e adaptação podemos sim conviver em harmonia,seja fabricante de sacola (desde que procure métodos para poluir menos e não somente vender)nós adeptos a preservação ambiental.
    Brigando,naõ chegaremos a lugar nenhum,temos que nos unir e procurar uma forma de encontrar soluções e não trazer mais problemas para a sociedade.
    E sobre não entender nada de matéria,estudei o suficiente para saber que as sacolas plásticas levam mais tempo para se decompor em nosso planeta,do que o tempo necessário para as pessoas aprenderem que é a EDUCAÇÃO AMBIENTAL,que nos salvará de tanta poluição.
    IDEALIZE-SE...CONSCIENTIZE-SE...E FAÇA VOCÊ também a sua parte.Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GESTÃO AMBIENTAL, ESTOU INDIGNADA, NÃO CONTRA A PROIBIÇÃO DO USO DE SACOLAS, MAS SIM PELO FATO DO VALOR JÁ ESTAR EMBUTIDO NO PREÇO QUE PAGAMOS, E NOSSOS GOVERNANTES SIMPLESMENTE TIRAREM DE NOSSA MÃOS O QUE NOS É DE DIREITO E NÃO NOS DAR NENHUMA ALTERNATIVA, QUE NÃO SEJA PAGA, NA MINHA OPINIÃO ESTA É MAIS UMA FORMA DE GANHAREM DINHEIRO EM CIMA DOS MAIS POBRES

      Excluir
    2. Boa tarde,desculpe pela demora da resposta,mas só agora venho retornando ao meu blog,por motivo de trabalho.
      Sobre a questão das sacolas plásticas,realmente falta estrutura para sua proibição,sou contra o uso de sacolas,mas assim como você acredito que estamos acabando com um problema para criar outro.O fato do preço já está embutido é simplesmente aquela velha história de que o povo infelizmente paga pela falta de estrutura e de planejamento de todo e qualquer projeto,já que a idéia é boa sem dúvida,mas falta estrutura adequada para colocar em prática.Acredito que somente quando a sustentabilidade,a educação ambiental e a necessidade de atitudes preventivas forem levadas a sério,somente assim,conseguiremos nos adequar totalmente de forma que tal adequação se encaixe em todas as classes sociais sem essa de privilegiar apenas uma parte da sociedade.
      Abraços e obrigada por prestigiar meu blog.

      Excluir
  3. Aqui vc mudou seu discurso, a soluçao para as sacolas plasticas e embalagens plasticas em geral e seu descarte responsavel e nao a distribuiçao gratuita das mesmas, mais embaixo vc cita o tempo que levam para se decompor, nao sera diferente com as sacolas retornaveis na grande maioria feitas com polipropileno numa espessura mais grossa ainda, devendo portanto demorar muito mais para de decompor. Portanto a saida e o descarte responsavel seguido de reciclagem como hoje acontece com as latinhas de aluminio. Portanto acredito que nada nesse mundo podera substituir as sacolas plasticas que num segundo momento acabam virando sacos para lixo. Acabando com as sacolas plasticas surgirao nos aterros o desaparecidos sacos para lixo, que com o tempo foram substituidos pelas sacolas gratuitas

    Abraços,

    Anonimo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,não mudei meu discurso,simplesmente o seu questionamento,sou a favor da substituição de sacolas sim senhor.
    E se você acha que não tem nada no mundo que possa substituí-la,sinceramente não cabe a mim tentar mudar seu pensamento.
    Muitos não acreditavam na possibilidade de um dia termos acesso a internet,robôs atuando em importantes cirurgias,pessoas indo até a lua,na cura do câncer,na inclusão de deficientes no mercado de trabalho,numa mulher governando o nosso país...dentre outra descrenças,e no entanto tudo isso hoje já faz parte de nossa realidade.
    Acredito eu,que possa demorar,mas um dia você mudará sua opinião,seja você quem for.
    Abraços e obrigada pelo prestígio ao meu blog.

    ResponderExcluir
  5. Felizmente, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu, por maioria, pela constitucionalidade da Lei 15.374, sancionada em 2011 pelo então prefeito Gilberto Kassab (PSD). O meio ambiente agradece!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!Deixe seu comentário!