Enquanto aqui no Brasil a "tempestade do caos da educação" nos preocupa...

...nos EUA,uma tempestade incomum de poeira invadiu a cidade de Phoenix no estado do Arizona,causando estragos na região e consequentemente colocando em risco a saúde da população.


A cena é impressionante e sem dúvida é uma das consequências trágicas naturais de tanta poluição atmosférica,já que estas tempestades de areia são comuns na região,porém de maneira mais brandas,sem tanta intensidade...e bota intensidade nisso!Vejam no link http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/tempestade-de-areia-atinge-phoenix.html .


Mas o motivo que  me trouxe hoje aqui,tão rápido após a postagem de ontem,já que tenho tido dificuldades de postar diariamente devido ao meu trabalho,não é bem a tempestade de poeira no Arizona,e sim a repercussão que uma determinada postagem minha sobre a proibição de sacolas trouxe à tona.


Adoro quando questionam o que eu posto,sabe por quê?


Porque as postagens quando polêmicas geram discussões e estas mesmas discussões geram diversas opiniões,e consequentemente isso nos ajuda a chegar a uma possível conclusão sobre certos assuntos.E haja assunto para tanta sacola plástica!


Um determinado curioso anônimo,pois não acredito que alguém que poste um comentário como anônimo seja um leitor assíduo e sim um curioso disposto a deixar sua opinião sem a coragem de mostrar a cara,me fez analisar sobre a minha penúltima postagem.


Eu fui obrigada a ler que não sei nada de matéria e que deveria ler antes de postar alguma coisa,isso me instigou a postar novamente sobre o assunto.


Puxa,a pessoa dizer que papel também polui o meio ambiente?
Nossa,mas será que esta pessoa descobriu isso sozinho ou precisou pedir ajuda aos universitários?rsrsr


É óbvio que eu estou cansada de saber que papel também polui,se você não sabe na minha grade disciplinar existia a disciplina de Gestão de Resíduos,além de outras disciplinas que não vem ao caso citar,para nos orientar sobre as consequências de nós cidadãos gerarmos tanto resíduo assim sobrecarregando nosso planeta com tanto "LIXO",graças ao nosso consumo desenfreado e ás vezes até mesmo desnecessário.


Mas para lhe ajudar a entender melhor,a poluição causada pelo papel é consideravelmente bem menor do que a mesma poluição causada pelas sacolas plásticas.
Já que o papel leva apenas entre 3 e 6 meses para se decompor,diferente das sacolas plásticas que levam mais de 100 anos para sua decomposição.


Sendo assim,não me resta dúvidas,o ideal é sim procurar outros recursos para fazermos as nossas compras.É TUDO QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO!


Quando você é contratado numa determinada empresa,você não precisa de adaptar,se adequar às normas para manter seu emprego?


Então?Porque não pensar da mesma forma em relação a substituição das sacolas plásticas?


Que tal aderirmos às diversas opções que muitas empresas já nos sugeriram?


Na TV mesmo alguns programas já mostraram várias opções,como por exemplo aqueles antigos carrinhos tipo de supermercado de duas rodas que as pessoas usavam para fazer feira.Ou então as sacolas retornáveis,porque não? 


Até mesmo,os modelos mais novos de alguns carros já vem adaptados a esta iniciativa de substituirmos as sacolas.


Isto é muito interessante,pois o carro é uma forma de poluição da qual também precisamos reavaliar (assunto para outro post),mas os fabricantes destes poluidores que acabam sendo um mal necessário em nossas vidas (pois em determinadas ocasiões eles realmente chegam a ser insubstituíveis),já se preocuparam com este dilema e estão tentando se adaptar para amenizar a geração de resíduos em nossas vidas.


É esta a idéia central,ADAPTAÇÃO e ADEQUAÇÃO!


É tudo questão de tempo para nos acostumarmos,sei que tudo que é novo nos causa medo e questionamentos muitas vezes negativos,mas depois acabamos nos acostumando e passamos a conviver com a situação.


Nada melhor que o primeiro passo,não é mesmo?


 E com a preocupação atual da parte da minoria (mas que bom que ainda existe esta minoria),preocupada em viver sustentavelmente,é fato de que hoje em dia existem diversas opções para se substituir as sacolas plásticas,basta você querer realmente fazer a sua parte,afinal,não é a toa que brasileiro tem a fama de dar um jeitinho pra tudo,graças a sua criatividade.


O importante é saber usar nossa criatividade de forma positiva em prol de um bem comum: NOSSO PLANETA!


Só para finalizar,adoro a democracia da internet e outra coisa,eu não sou jornalista profissional e devido a isso e as minhas limitações como ser humano,não estou aqui para fazer sucesso com meus posts e levar meus minutinhos de fama não.


Eu criei este blog justamente para questionar,trocar idéias,receber sugestões e poder conhecer um pouco sobre o que pensam os meus leitores sobre esta incansável batalha pela convivência harmoniosa entre o desenvolvimento de um país e a preservação ambiental.


E vou repetir,toda e qualquer opinião é sempre bem vinda,desde que não torne a discussão em baixaria e ofensas.As críticas quando construtivas,nos tornam melhores do que somos e fazem com que possamos nos colocar no lugar do outro antes de simplesmente apontarmos o dedo para alguém.


E VIVA A DEMOCRACIA! VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!


Por: Cátia Rodrigues.







Comentários