Divulgado sobre os cursos de direito no país...e dos outros cursos então,o que esperarmos?!

Boa noite,amigos leitores.


Se depender de matéria para postar aqui,eu certamente passarei a noite toda postando,afinal,notícias é que não faltam e infelizmente,na maioria das vezes notícias negativas e desanimadoras.


Tão negativas e desanimadoras,como por exemplo no estado do Rio de Janeiro,que pelo que pude entender na reportagem do JN de hoje,mais um bueiro explodiu no Rio,e lamentavelmente o 12° conforme informado no noticiário(estou vendendo meu peixe,pelo mesmo preço que comprei).


É trágico realmente,afinal de contas em uma dessas explosões,um casal de turistas ficou gravemente ferido,se me lembro bem.


Mais trágico que isso,nada mais nada menos é a nossa educação no país.


Se a educação no país anda deste jeito,realmente fica difícil exigir segurança para se andar nas ruas sem que um bueiro exploda e nos mande pelos ares.


E falando em educação,pasmem,no link abaixo uma terrível realidade em nosso país,foi divulgada a lista com os nomes das faculdades onde os alunos tiveram nota zero na realização do último exame de ordem da OAB.


Muitas destas instituições públicas ou particulares  que estão na lista,fazem com que este resultado nos mostre como anda a educação no país,tornando preocupante o futuro profissional de nossos alunos.


Vejam a lista com os nomes destas instituições  neste link:  http://estaticog1.globo.com/2011/07/05/IES-noventa.pdf


Escola pública ou particular tem por obrigação formar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho,mas infelizmente nossa realidade não tem sido bem o que esperamos.


Concordo que muitas instituições particulares deixam a desejar,pois poderiam fazer muito mais pelos alunos e prepará-los melhor para o mercado de trabalho e este é um dos pontos mais falhos em nossas faculdades e universidades brasileiras.


Não devemos aliviar a culpa de ninguém,pois o que está em pauta aqui neste momento é simplesmente o fato de que seja a instituição pública ou particular,ambas tem por obrigação fazer com que os alunos que nelas estudam saiam das faculdades não apenas com um pedaço de papel na mão para que se possa dizer "EU TENHO UM DIPLOMA SUPERIOR",mas que acima de tudo ele possa colocar em prática tudo que aprendeu de maneira correta e possa trabalhar com a tranquilidade de que no futuro esta mesma faculdade não será apenas um peso em seu currículo, transformando orgulho em decepção.


Quantos alunos se matam de estudar para tirar boas notas e conseguir entrar em faculdades sejam particulares ou federais e hoje somos surpreendidos com um resultado deste,é sem dúvida um resultado alarmante e preocupante.


Estamos formando profissionais "incompletos",mas onde está o erro?


Na escola particular?Na escola pública?Ou na banalização de nossa educação?


Independente de onde tenha se iniciado este erro que se alastra por décadas,somos obrigados a conviver com notícias como esta http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/07/profissionais-da-area-de-educacao-no-rj-decidem-manter-greve.html
onde professores são obrigados a fazerem greve para conseguir um mínimo de seu direito e isto quando conseguem,além de prejudicar os alunos que depois tem que repor as aulas dias de sábado,feriados e durante o período que deveriam estar de férias.


Tá vendo?O erro vem desde lá de trás,nos primeiros anos escolares.


Eu acredito também que o erro começa na contratação de alguns profissionais dispostos a ensinar simplesmente por necessidade de obter um emprego e garantir o seu salário no final do mês.


Mas o erro maior é sem dúvida,a contratação daqueles profissionais dispostos a não simplesmente ensinar,mas principalmente a educar,e que no final das contas não são valorizados como realmente deveriam,sendo obrigados a sobreviver com um salário precário e vergonhoso!


Enquanto o salário daqueles que educam e realmente se preocupam com o futuro de seus alunos continuar sendo esta vergonha,não haverá educação que resista a pressão e ao caos educacional em nosso país.


Sinceridade,educação é que nem a questão ambiental,não basta tentar mudar os hábitos e sim educar aqueles que estão chegando agora de maneira correta,do contrário isto não vai acabar nunca.


Sem generalizar obviamente,mas ao ficarmos cientes desta lista é difícil até acreditar que estamos realmente recebendo uma educação adequada e correta para nos preparar para o  mercado de trabalho.


É uma verdadeira cadeia de desorganização,um erro puxa o outro,falha na educação,falha no profissionalismo e isso não é de hoje,vem lá desde a explosão da revolução industrial no país,acredito eu que a ganância daquela época nos tornou hoje reféns de nossa própria ignorância.


Leiam a matéria no link  http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/07/oab-divulga-lista-de-faculdades-que-tiveram-aprovacao-zero-em-exame.html e tirem sua próprias conclusões,pois a minha eu já tirei:


A  EDUCAÇÃO NO PAÍS ESTÁ DOENTE,PEDINDO SOCORRO!


Por: Cátia Rodrigues

Comentários