Mais uma vez a educação no Brasil!

Depois dizem que só sei falar mal e reclamar do governo de nosso país,mas sinceramente,as notícias são sempre as mesmas e sempre desanimadoras.


Como a matéria no link http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/06/jovem-de-ms-vai-cursar-medicina-sem-ter-concluido-o-ensino-medio.html ,onde o G1 publicou sobre a jovem que vai cursar faculdade sem ter concluído  o ensino médio.


É aquela coisa que sempre digo,a intenção é ótima mas a prática e os responsáveis pelo funcionamento do sistema é que são lentos demais em seus raciocínios.


Veja bem,temos o ENEM,FIES e PROUNI para facilitar nossa vida educacional e nos ajudar a entrar no mercado de trabalho.Porém não é bem assim que funciona!


É a lei do contraste que prevalece em nosso país.


Pois,enquanto tem aqueles que necessitam das bolsas para ingressar na faculdade e perdem suas vagas para quem não precisa e tem condições de bancar seus estudos;surge agora um fato novo,onde a aluna aos 16 anos prestou vestibular e através da nota do ENEM conseguiu a vaga e só pôde preenchê-la através de ação judicial.


Agora me digam,a culpa é da garota?


Claro que não,ela estudou e por puro mérito obteve nota suficiente para ter direito a tal vaga.


Porém,é aquela velha história,criam-se as oportunidades mas não dão suporte necessário para que essas mesmas oportunidades sejam transformadas em um verdadeiro e justo  futuro profissional!


Toda vez que leio fatos como estes envolvendo os programas educacionais do Brasil,lamento as duas vagas que perdi do PROUNI,(de turismo e pedagogia),que simplesmente perdi,por na época já ter iniciado meu curso de gestão ambiental e não ter sido permitido trancar o curso mesmo estando nos dois meses de aula apenas,para poder aproveitar a oportunidade de cursar uma faculdade com ajuda do governo.


Resumindo,cursei faculdade particular sem condições,para hoje estar simplesmente fazendo parte das estatísticas,estando entre aqueles que formam e não conseguem oportunidade de atuar na área por falta de experiência.


Só me restando o consolo do conhecimento adquirido!


Eu sempre digo e vou continuar repetindo,o erro está na cara pra todo mundo ver,só não enxerga quem não quer.


É preciso mudanças drásticas na educação brasileira antes que seja tarde demais.


Chega de ações ineficazes e de contratações de pessoas que não tem nada a ver com determinada área tirando vaga de quem realmente se preparou para isso.


Se os jovens já entram na faculdade gratuita com tanta burocracia e tantos atropelos criados por quem deveria incentivar e dar bons exemplos,serão apenas futuros colaboradores para que o sistema continue assim,funcionando de forma precária e ineficiente aumentando um erro que precisa ser banido definitivamente.


É preciso mudança,mas para que a mudança ocorra é necessário que se acredite realmente nela!


Por: Cátia Rodrigues

Comentários