De volta a questão TECNÓLOGOS!

Em minhas buscas na net,acabo de encontrar uma matéria postada no sitehttp://info.abril.com.br/noticias/carreira/ministro-defende-formacao-de-tecnologos-23022011-12.shl no dia 23 de fevereiro de 2011,sobre a polêmica do Ministro Aloízio Mercadante ser a favor da substituição de engenheiros(devido a falta de mão-de-obra qualificada)por TECNÓLOGOS.


Nossa,mas ao ler alguns comentários fiquei pasma com a falta de conhecimento de algumas pessoas diante a novos tipos de formação profissional em nosso país.


São essas pessoas que transformam a seriedade de alguns programas ou criação do governo para a melhoria cultural,social e econômica do Brasil em coisas insignificantes e depois são essas mesmas pessoas que são as primeiras a cobrarem atitude de nossos governantes.


É isso mesmo,o povo fala pelos cotovelos e não procura primeiro investigar e conhecer o assunto pelo qual estão debatendo.


Por outro lado fiquei feliz com alguns comentários,sem dúvida algumas pessoas já se conscientizaram no que eu sempre repito aqui: TECNÓLOGO É CURSO SUPERIOR e vou repetir isso sempre.


Porque hoje,criticam e falam mal,principalmente engenheiros com medo de perderem o seu lugar,nada contra os engenheiros,mas a maioria deles se sente ameaçado por nós TECNÓLOGOS.


Quanta imaturidade profissional,porque se o profissional é competente,ele sem dúvida não precisa temer a concorrência,pelo contrário,a concorrência nos faz melhorar naquilo que acreditamos que não precisamos nos preocupar,então porque ficar nesta briga sem fundamento ao invés de se unirem e procurar trabalhar em equipe para a melhoria de nosso país?


Que bom que pelo menos o Sr.Ministro Aloizio Mercadante consegue enxergar a seriedade e a capacidade de nós TECNÓLOGOS,mas seria melhor ainda se a maioria das pessoas procurassem se informar e passassem a ter um mínimo de respeito com esses profissionais que não são hoje (escrevam o que estou dizendo)mas serão certamente os profissionais do futuro.


Pois as pessoas querem emprego para ontem e é aí que entra o Curso Superior de Tecnologia;as pessoas querem pagar mensalidades que não afetem o seu orçamento doméstico e é aí que entra o Curso Superior de Tecnologia;as pessoas querem um emprego que possam ser valorizados e bem remunerados e é aí que entra o Curso Superior de Tecnologia;as pessoas querem aprender mais na prática do que na teoria e é aí que entra o Curso Superior de Tecnologia.


Perceberam como o Curso Superior de Tecnologia tem o seu valor?Basta apenas que aqueles que o criaram e principalmente os empregadores do nosso país deixem o preconceito de lado e parem de dar ouvido aqueles que não sabem do que estão falando e procurem ouvir a parte mais interessada no assunto: Nós,os TECNÓLOGOS!


Ahh eu sei que vou ficar velhinha de cabelos brancos e repetindo isso,rsrsrs,mas vou continuar repetindo,independente de ser um curso entre 2 e 3 anos de duração,é a capacidade e o profissionalismo que  diferencia os profissionais e não o tipo de graduação.


Tem muito técnico que trabalha e executa melhor suas atividades profissionais do que muitos engenheiros e porque não TECNÓLOGOS,e isso é em qualquer setor!


Então meu povo,vamos valorizar sim o curso de TECNÓLOGOS,porque este é apesar de curta duração um curso com valor de mensalidade que pode chegar a metade de um curso de engenharia e que realmente não deixa nada a desejar em relação ao bacharelado.


Antes de sair detonando,vamos nos informar e procurar conhecer melhor sobre este curso.
E se precisar de esclarecer alguma dúvida sobre o assunto,estou aqui justamente para isso.Para impedir que mentes pequenas denigram a reputação de nós TECNÓLOGOS.


E outra coisa,nós não queremos tomar o lugar dos engenheiros,queremos apenas oportunidade para ocupar o espaço que é nosso de direito,pois se fosse assim teríamos feito engenharia ao invés de Tecnologia.


E como sempre digo,tem lugar para todos,basta cada um respeitar o espaço alheio.


Afinal de contas,técnico é técnico,engenheiro é engenheiro e TECNÓLOGO sempre será TECNÓLOGO!


Por : Cátia Rodrigues











Comentários

  1. Cátia,
    citei tal matéria num de meus artigos (Melhor não provocar os tecnólogos) onde um determinado bacharelando em Adm. se "revoltou" contra outro artigo de minha autoria (Curso Superior de Tecnologia é válido como nível superior, sim!).

    Tal bacharelando deve ter sentido um gosto amargo ao ler meu artigo (que enviei para o email dele), já que até agora não respondeu-me nem fez mais comentários.

    Não vamos nos calar. Temos de nos unir. Nós, “blogueiros”, estamos unidos nesta luta por nossa classe, diferentemente de algumas associações e sindicatos que dizem representar seus associados/sindicalizados, no entanto, nada fazem em nível nacional.

    Ainda não temos uma Associação ou Sindicato que represente TODA A CATEGORIA e não somente profissionais de determinada área profissional.

    Vamos à luta. Vamos escrever para nossos políticos, para nossos representantes no Poder, já que os elegemos para serem a nossa voz ativa no Congresso Nacional.

    Se nos calarmos, continuaremos sendo considerados meros auxiliares de bacharéis. Estudei muito, sou pesquisador, sou cientista. Sou muito mais qualificado de muitos bacharéis. Não aceito ser rebaixado à segunda ou terceira categoria profissional.

    MOACIR GARCIA
    Tecnólogo & Educação
    http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Moacir,nos unindo venceremos a barreira do preconceito e mostraremos nosso potencial!Não podemos nos calar e nem vamos nos calar!
    Sem dúvida não podemos nos deixar rebaixar simplesmente pelo fato alguns engenheiros não concordarem por estudarmos alguns anos a menos que eles.Pagamos nossas mensalidades,nos dedicamos e é mais que justo sermos tratados com respeito e profissionalismo,afinal,somos profissionais e não investimos nosso dinheiro suado para brincar de profissional,queremos e merecemos o nosso espaço que é nosso de direito!
    Enquanto não existir uma Associação ou Sindicato que nos represente como merecemos ser representados,sofreremos este preconceito.
    A Petrobrás é um dos maiores preconceitos estampados no país sobre nossa categoria e por ser uma empresa estatal é que mais deveria nos dar oportunidades de mostrarmos nosso profissionalismo.
    Não ao preconceito,viva a democracia de sermos livres para escolhermos o que queremos e para lutarmos pelo que acreditamos.
    Abraços e muito obrigada por compartilhar esta luta!Nosso dia chegará e honraremos com orgulho o nosso diploma!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!Deixe seu comentário!