Tragédia Natural ou Omissão política?

Mais uma vez,aqui estamos diante uma nova tragédia natural que devastou cidades e destruiu milhares de famílias.


Como se não bastasse este mês completar um ano da tragédia de Angra dos Reis no RJ,o estado foi novamente palco de mais uma marcante tragédia,onde Nova Friburgo,Teresópolis,Petrópolis e Itaipava,dentre outos distritos da região ficaram marcados para sempre com total destruição.


Todo ano a mesma coisa,mudam-se os cenários,os personagens,mas a história é sempre a mesma!
Até quando?
Não foram dezenas de vidas perdidas,foram centenas ou quase milhares,é muita gente inocente morrendo Meu Deus!


E ainda insistem em colocar a culpa nos desastres naturais,nada disso pessoal,não é assim que as coisas funcionam.Afinal,estes desastres sempre existiram e sempre existirão,não seriam desastres se o ser humano não tivesse invadido com tanto desrespeito a mãe natureza,essa que segue apenas seu percurso,seu ciclo de vida,nós é que estamos em lugares errados e de forma errada.Somos nós os intrusos,os invasores!


Quando houve a ECO92 no RJ,certamente as pessoas envolvidas neste movimento já pressentiam o futuro trágico da humanidade,mas ninguém acreditou,ninguém quis ouvir,é mais fácil tapar os ouvidos e se fazer de desentendido,do que arregaçar as mangas e ir a luta!


O protocolo de Quioto,a Conferência Nacional sobre as alterações climáticas e dentre diversos movimentos,digam-se de passagem que muitos nem sequer ouviram falar,ou preferiram não ouvir falar!


O povo é omisso por aceitar viver sem dignidade,os governantes são omissos por insistirem em tapar o sol com e peneira,somos uma humanidade omissa à nossa realidade! 


Realidade essa,que a cada dia tira de nossas vidas pessoas que amamos,filhos pequenos,crianças com uma vida toda pela frente,jovens talentos com futuro promissor,a nossa futura geração está praticamente deixando de existir,devido a omissão generalizada da humanidade!


"Mas tudo bem,morrem cem hoje e amanhã nascem duzentos!" Seria covardia pensar assim,os que se foram não mais voltarão,não serão substituídos,é impossível achar que hoje em dia tudo é normal,com tanta tecnologia,com tanta liberdade de expressão,as pessoas estão se achando no direito de banalizar a vida!


Esta tragédia foi apenas mais um grito de alerta,o grito de pedido de socorro,de não aguento mais,de estou a ponto de explodir e dessa vez quem grita não somos nós,é o planeta!Precisamos ouvir este apelo,este pedido de socorro,não é mais brincadeira de cientista maluco querendo colocar em nossas cabeças de que a Terra está se aquecendo a tal ponto que desastres como o último ocorrido no estado do Rio de Janeiro serão mais freqüentes,mais violentos,mais intensos!


São medidas imediatas que precisam ser tomadas;chega de ocupação desordenada do solo,chega de crescimento populacional desordenado,chega de desmatamento,chega de medidas paleativas!


É preciso medidas imediatas,urgentes e práticas!


Antes destas últimas tragédias,ninguém havia divulgado em rede nacional um controle de áreas de riscos do estado de São Paulo,se o desastre tivesse ocorrido em São Paulo,certamente teria sido apresentado o mapa de risco das áreas do Rio de Janeiro,aquelas mesmas áreas que foram devastadas com as últimas chuvas!


Não é questão de culpar prefeitura,governo federal,somos todos culpados!Somos todos omissos!


A quantidade de lixo que tapou aqueles bueiros durante décadas;a falta de planejamento;falta de avaliação geológica antes de se permitir construções de centenas de casas naquela região;a falta de plano urbanístico;a falta de drenagem daquele solo,falta de revegetação adequada e principalmente a falta de consciência de nós seres humanos é gritante!


Para o crescimento econômico do país a agricultura e a pecuária são muito mais viáveis e lucrativas do que a criação de parques regionais ou  estaduais.


É preciso crescer economicamente sim,mas antes de mais nada é preciso valorizar a vida,a vida daquelas mesmas pessoas que ajudarão nosso país a continuar crescendo!


Precisamos uns dos outros,assim como precisamos da terra para nos alimentar,para sobrevivermos,ela também,a terra,precisa de nós para existir e continuar a nos dar o alimento,"o ar puro" e água limpa que necessitamos!


Mas até quando vamos preferir continuar vivendo sempre a espera de uma nova tragédia?Imaginando quem serão as próximas vítimas?


Somos um país maravilhoso,temos riquezas naturais desconhecidas pela maioria e com a tecnologia hoje a nosso favor é possível sim,prevenir para não remediar!


Mas antes de qualquer decisão é preciso olhar para si mesmo e se perguntar o que você realmente quer para você,para seus filhos,para seus netos e para seus bisnetos!


É toda uma geração pedindo socorro,pedindo pra continuar a viver!Só depende de nós!Nós podemos!
Somos Brasileiros e não desistimos nunca!Essa não é apenas uma frase,apenas um bordão para se usar numa COPA DO MUNDO,é uma frase da qual se orgulhar,uma frase na qual se agarrar e arregaçar as mangas e fazer cada um a sua parte!


Será que vamos conseguir até a COPA de 2016,concertar toda a bagunça que fizemos em nosso país?


Bagunça essa que pode ser amenizada,com as pequenas mudanças no dia a dia!


É preciso qualificar profissionais;


É preciso valorizar os profissionais já qualificados;


É preciso contratar pessoas e dar a elas salários dignos para terem motivos em fazer seu trabalho com dignidade,honestidade,determinação e força de vontade!


É preciso tecnologia avançada e isso temos de sobra,o investimento é a base de um planejamento bem sucedido,um depende do outro para as coisas caminharem na mais perfeita ordem;


É preciso,tá mais do que na hora de implantarem como disciplina indispensável nas escolas,sejam elas públicas ou privadas,desde o maternal,a EDUCAÇÃO AMBIENTAL,isso mesmo!


É preciso acreditar de uma vez por todas de que a EDUCAÇÃO AMBIENTAL,pode sim concertar os erros que vem ocorrendo há décadas,desde a Revolução Industrial da Inglaterra (quando surgiu graças ao surgimento da tecnologia,o aumento descontrolado da emissão de carbono,o consumismo desenfreado em busca de conforto e praticidade e conseqüentemente o derretimento de nossas geleiras,graças ao aumento da temperatura da Terra);


É através da implantação constante e insistente da EDUCAÇÃO AMBIENTAL,levando principalmente as nossas crianças,futuros gestores de nosso planeta que conseguiremos amenizar a situação,porque recuperar,seria querer pedir demais,depois de tanta devastação,década após década!


É preciso lutar pelo fim da corrupção,mas tudo bem,sempre existiu corrupção e sempre existirá,mas se continuarmos a pensar assim,sem dúvida jamais acabará!


É preciso acreditar que o país tem salvação,que nós temos salvação!


Chega de sofrimento,chega de destruição,chega de lágrimas e perdas irreparáveis!


Basta querer,basta acreditar,basta cada um fazer a sua parte,mesmo que pequena,mesmo que praticamente imperceptível aos olhos dos outros,mas que seja útil e que faça a diferença diante nossos próprios olhos!


Por: Cátia Rodrigues













Comentários