PF indicia 93 por suposta fraude ambiental em Mato Grosso

06/06/2010-09h04 (DE CUIABÁ)



A Polícia Federal concluiu e encaminhou à Justiça o inquérito sobre o suposto esquema de fraudes envolvendo licenciamentos ambientais para exploração de madeira em Mato Grosso --alvo da Operação Jurupari, deflagrada há duas semanas.




O relatório implica 93 pessoas em formação de quadrilha, desmatamento ilegal, falsidade ideológica e furto de madeiras de áreas protegidas, entre outros crimes.



Entre os indiciados estão Silvio Corrêa, ex-chefe de gabinete do governador Silval Barbosa (PMDB), Janete Riva, mulher do deputado José Riva (PP), presidente da Assembleia, e Luiz Henrique Daldegan, ex-secretário do Meio Ambiente no governo de Blairo Maggi (PR).



Segundo a PF, Daldegan teria alterado o zoneamento ambiental da APA (Área de Preservação Ambiental) da Chapada dos Guimarães.



Janete Riva é dona de uma fazenda onde a PF identificou prejuízos ambientais de pelo menos R$ 38 milhões.



Corrêa surge em diálogos que, segundo a PF, sugerem que ele usava o cargo para exercer pressão sobre processos de licenciamento.



A defesa de Janete diz haver irregularidade na distribuição do caso. Paulo Taques, advogado de Daldegan, disse que a acusação é "muito frágil". A defesa de Corrêa não foi localizada.

FONTE: http://www1.folha.uol.com/
 
 
 
COMENTÁRIO:
 
Quando eu blogo aqui dizendo que muitos profissionais que estão atuando na área de meio ambiente,estão simplesmente tomando lugar daqueles que realmente honram o diploma que tem,dizem que sou ambientalista demais,posso até ser ambientalista demais,mas acima de tudo sou realista!
 
Se não houvesse tanta corrupção,não presenciaríamos reportagens como essas!
 
O dia que contratarem realmente profissionais formados na área de meio ambiente,e que valorizam o esforço para se entrar numa faculdade,conseguir um diploma superior e poder atuar de verdade,certamente veremos mais resultados positivos em se tratando de licenciamento ambiental!
 
Por : Cátia Rodrigues

Comentários