Novos embarques monitoram frota de espinhel em Itaipava/ES:



Mais dois embarques de observadores de bordo foram realizados em maio, junto à frota pesqueira de Itaipava/ES, para monitoramento da captura incidental de tartarugas marinhas. Desde 2003 até agora, o Tamar e seus parceiros nesse trabalho já realizaram 23 embarques em Itaipava, totalizando quase 400 dias de mar. Até o momento, 72 animais foram capturados. Os barcos Itamaracá IX e Veremos XIV, que utilizam espinhel de superfície, ficaram 22 e 17 dias de mar, respectivamente. Capturaram duas tartarugas – uma cabeçuda (Caretta caretta) e a outra de couro (Dermochelys coriácea) – e dois albatrozes-do-nariz-amarelo-do-Atlântico (Thalassarche chlororhynchos). Após exames e marcação, as duas tartarugas foram liberadas com vida. Mas os albatrozes já chegaram mortos à embarcação.

FONTE: http://www.tamar.org.br/


COMENTÁRIO:

Acho muito bonito o trabalho feito pelo projeto TAMAR,são projetos como estes que nos dão ânimo em continuar a nossa árdua batalha como profissionais na área de meio ambiente.

Pois,é cada um fazendo um pouquinho que conseguimos unir forças para evitar que não só as espécies e a nossa biodiversidade em geral entrem em extinção,mas também o nosso planeta que se extinguindo,certamente extinguirá também a raça humana!

É dever de todo e qualquer cidadão respeitar e contribuir para que trabalhos como o do TAMAR,sejam valorizados e reconhecidos mundialmente.

Estive em ITAIPAVA/ES,no início do ano passado de férias com minha família,foi um passeio fantástico!

Confesso,que tirei fotos maravilhosas de lugares e de belos animais típicos daquela região,porém me sentí frustrada por não ter visto sequer uma tartaruga em 15 dias de estadia na cidade.

E olha,que há uns 15 anos atrás quando estive lá pela primeira vez,era fácil avistarmos tartarugas naquela região,o que me deixa preocupada atualmente.Em apenas 15 anos,quantas não foram extintas?

E quantas não virão a ser,caso não fizermos nossa parte?

Como agradecimento a vocês amigos leitores por estarem sempre prestigiando meus posts,deixo aqui registrada uma foto tirada por mim,desta cidade pequena na verdade,mas de uma riqueza natural incrível da qual vale a pena conhecer e preservar!

Cátia Rodrigues



Foto: Álbum pessoal

Comentários

  1. katia a sua coragem em ajudar,ja e uma grande conquista...prima to contigo nessa bjssss ameiiiiiii...lutando pelo mesmo ideal...pra preservar gent nao precisa formaçao...mas de consciencia...

    ResponderExcluir
  2. Estive em Itaipava e cheguei ontem. Graças a Deus pude ver cerca de 10 tartarugas perto de onde ficam os barcos em Itaipava e também vi 2 em Itaoca. Infelizmente algumas pessoas não respeitam o meio ambiente e domingo vi muito lixo na areia, cacos de vidro, muita sacola e embalagens boiando no mar. Fiquei chateada pq as tartarugas podem comer as sacolas e embalagens e morrer. Quem dera q as pessoas tivessem consciência e respeitassem a natureza e o meio em que vivem.

    ResponderExcluir
  3. Vc sem dúvida foi uma pessoa de sorte em poder ver as tartarugas.Eu infelizmente não tive a mesma sorte quando estive lá em 2009,muito menos em Itaoca,por incrível que pareça vi sim muita água viva por lá,talvez devido ao aquecimento de nossas águas marítimas tenha aumentado a existência delas.
    Sobre a poluição,realmente muito triste,os próprios moradores na maioria das vezes não tem consciência da gravidade do lixo espalhado pela praia.
    Mas não devemos culpá-los,como ocorre em todo o mundo,os nossos governantes que deveriam dar bons exemplos nos deixam ás margens da falta de informação básica necessária sobre a educação ambiental.Só nos resta lamentar e fazermos a nossa parte,mesmo que pequena,mas de grande ajuda!O meio ambiente,sem dúvida agradece!
    Obrigada pelo comentário no blog,volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!Deixe seu comentário!