DÚVIDAS E CONFLITOS DE UM(A) RECÉM-FORMADO(A):

Bom dia amigos leitores!

Bem,pelo que vocês podem perceber caí da cama hoje e vim correndo para blogar,afinal,é para isso que serve um blog,para dividirmos com o mundo nossos sonhos,dúvidas e conflitos...

Essa noite praticamente não consegui pregar os olhos,definitivamente percebí que não é fácil para uma mulher de 30 anos de idade,casada,mãe,recém-formada e desempregada conseguir colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente,como nos tempos de criança ou adolescente(tempos bons aqueles,rsrsr)!

Passei a noite revirando meus pensamentos,minhas dúvidas e anseios sobre o presente e o futuro,e percebí que na maioria das vezes,os nossos deslizes do passado são os maiores culpados da nossa neura do presente.Mas que também,existem muitos outros fatores que contribuem para um futuro incerto!

Fiquei me perguntando,e sinceramente não conseguí chegar a nehuma conclusão no momento e acho que esta costuma ser a maior vilã da maioria que assim como eu,sai de uma faculdade repleto de sonhos,vontades e objetivos e simplesmente pára no meio do caminho...mas e agora?Voltar pelo caminho percorrido?Não,porque seria impossível,o jeito é encarar os desafios e tentar vencer os obstáculos!Mas as dúvidas não deixam de rondar nossos pensamentos,os medos são muitos,as incertezas,....e os sonhos!

Muitos devem achar,nossa,essa mulher além de louca em falar tudo que dá na telha,só deve ser uma desocupada mesmo,afinal,vive na internet...puxa,eu bem que gostaria de ser uma desocupada sim,de preferência com alguns reais rendendo no banco,rsrsr...mas não sou.

Sou na verdade,um exemplo real e típico de um cidadão brasileiro recém-formado,buscando um caminho sólido e gratificante!Para que possa chegar lá na frente e dizer: -VALEU A PENA!

Imagine,uma pessoa recém-formada,desempregada,mas que tem sede de aprendizado,vontade de crescer na profissão escolhida,que já bateu em várias portas e infelizmente ainda não alcançou seu objetivo,o que essa pessoa espera de um futuro?

É até bonito,dizer que a esperança é a última que morre,que essa pessoa é determinada e vai chegar lá.Mas a realidade é outra,afinal,não há esperança quando não há oportunidade e muito menos quando as contas no final do mês começam a bater na porta.

Mas,por quê não viver sendo sustentada pelo marido,seria mais que justo,afinal,essa pessoa abriu mão de seu futuro profissional para cuidar da família!?

Porém,essa pessoa abriu mão de seu futuro profissional,por falta de oportunidades,escolhas não podem ser feitas se não há oportunidades.E muitos vivem assim hoje,não podem se dar ao luxo de escolhas!

Existem aqueles que na verdade,tem apoio de familiares,de terceiros,...e taí uma coisa que eu aprendí neste meio tempo como recém-formada,não há currículo que sobreviva,se não existir um QI (QUEM INDICA) isso é fato!

Muitos se formam,se frustam com a dura realidade pós-formatura,e acabam mudando seu rumo para algo totalmente diferente daquilo que sonhou para sua vida profissional.

Sem contar,o peso que ainda tem que carregar nas costas por muito tempo,de ter se sacrificado,abrindo mão de um passeio de final de semana com a família,de uma peça de roupa nova para ir a uma festa,de um sanduíche na hora do intervalo,para conseguir sobreviver ao chamado MENSALIDADE,e como é pesada essa tal mensalidade,ainda mais quando se estuda em uma cidade vizinha e tem que depender de transporte,fora xerox,viagem de campo,blá..blá..blá....

E a INSTITUIÇÃO?Essa se preocupa com quantos ex-alunos estão atuando na área para qual se formou?Ela se sente na obrigação de ao menos auxiliar,encaminhar estes mesmos alunos ao mercado de trabalho?Não,claro que não!

A instiuição só se preocupa com você,quando você ainda é aluno e está com sua mensalidade em dia!
É por isso que acho que a nossa educação é muito pobre!Não só em escolas públicas,mas no geral.

Porque enquanto você é aluno,você tem algum valor para as instituições,mas depois não estão nem aí se você precisou ralar pra caramba pra chegar até a tão sonhada formatura!

Deveria ser diferente,afinal,carregamos em nossa bagagem a experiência de termos formado em tal instituição,somos a instituição,pois atuando ou não,foi lá que aprendemos,foi lá que distinguimos o certo do errado,profissionalmente falando.

Sem contar as corrupções que vemos estampadas,sendo anunciadas em jornais,tv,rádio e internet,de alunos que moram em mansões e tem o que querem na vida,sendo prestigiados com bolsas do governo,é lamentável!

Claro que não podemos generalizar,mas infelizmente é a realidade do nosso país,tiram de quem realmente precisa para dar para quem tem a oportunidade e a sorte de ter condições de pagar uma faculdade.

Existem boas idéias,como essa do governo de bolsa de estudo,FIES,....mas o sistema em sí é carente de planejamento,e de pessoas realmente dispostas a trabalharem neste sistema,sem pensar única e exclusivamente no próprio umbigo.


Bem,resolví mudar um pouco a minha maneira de blogar,abrindo mão do tema central deste blog,MEIO AMBIENTE,para alertar as INSTITUIÇÕES E EMPREGADORES,sobre o grande problema enfrentado por ambos os lados,o DESEMPREGO.

 Sabemos que para uma empresa não é viável economicamente contratar uma pessoa sem capacitação para um determinado cargo,óbvio,...mas também não é viável economicamente para um desempregado tentar se capacitar,se não tem sequer dinheiro para se manter até o final do mês!

Assim,como também não é viável para uma empresa contratar alguém  formado,mas sem experiência...também não é viável para essa pessoa sem experiência ser obrigada a conviver com o desemprego,tendo a certeza de que lhe falta apenas,oportunidade!

Como querem um profissional sem experiência sem sequer darem oportunidade?Assim,fica difícil não é mesmo?

Tá havendo um desencontro entre empregadores e desempregados.Tem gente boa no mercado,gente com vontade realmente de trabalhar,de vestir a camisa,esperando apenas uma oportunidade.
Então,porque não acabar com este contraste de mercado e tentar sanar essas dificuldades? 

É muito intrigante,ver anúncios de emprego e vagas sobrando com tanta gente desempregada,chega a ser cômico se não fosse trágico!

Eu acredito,que para uma empresa,acaba lhe saindo muito mais barato ela empregando alguém sem experiência,lhe dando os devidos treinamentos e capacitação de forma que e a pessoa já aprenda a exercer sua função da maneira considerada correta para empresa,do que deixar muitos profissionais formados e desempregados,com vagas sobrando,serviço parado e perdendo dinheiro.

Claro que não devemos abrir mão da experiência,não totalmente,mas seria mais que justo,dar um pouco mais de oportunidade,para aqueles que tem sim,vontade de um dia dizer,com convicção,eu tenho experiência!E poder dizer com orgulho,...e foi graças a tal empresa que adquiri a experiência tão desejada!

Bem,acho que por enquanto chega né,sei que muitos dirão que tudo escrito aqui é pura demagogia,pode até ser para aqueles que já estão empregados e com o salário garantido no final do mês,mas para a maioria,as palavras escritas aqui são simplesmente a dura realidade!

Volto em breve!

Ah,e mais uma vez obrigada a todos por acessarem meu blog,fico muito feliz em poder abrir minha página e perceber que os acessos não páram,é gratificante para mim,amo o que faço e isso torna cada vez mais o reconhecimento de vocês leitores,imprescindível....seja em forma de elogios,críticas ou sugestões.

Abraços,

Cátia Rodrigues



Comentários

  1. É justamente o que esta acontecendo comigo. Sou tecnóloga Ambiental formada a um ano e por não ter experiência e não ter um QI (quem indica) não consigo emprego. É indignante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!Deixe seu comentário!