Brasil é o país que mais causa impactos ao meio ambiente,diz pesquisa

País lidera lista, seguido de Estados Unidos, China, Indonésia e Japão.

Estudo foi feito em universidade na Austrália e publicado no início do mês.(GLOBO AMAZÔNIA /SP)
 
 
Publicado no início do mês, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, coloca o Brasil no topo de uma lista de países que mais causam impacto ao meio ambiente no mundo.



A pesquisa Evaluating the Relative Environmental Impact of Countries (Avaliação do Impacto Ambiental Relativo dos Países, em tradução livre) foi publicada no jornal científico PloS One e analisou o estado de degradação do meio ambiente em 171 países. O estudo classificou os países em rankings absolutos e proporcionais.

Diversos fatores influenciaram a medição da lista, como as taxas de desmatamento, poluição do ar e da água e a perda da biodiversidade, além das taxas de emissão de carbono e o número de espécies em extinção. A pesquisa também considerou o crescimento populacional e econômico.



Na lista do ranking que considera o impacto ambiental de maneira absoluta, sem medir o tamanho dos territórios e a quantidade de recursos naturais disponíveis, o Brasil aparece no topo da lista como o país que mais causa dano a natureza.


O principal fator que coloca o Brasil nessa posição é o desmatamento. O país é o primeiro no fator de perda de floresta natural e o terceiro em transformação de habitats naturais. O Brasil também é o quarto país com mais espécies ameaçadas e que mais emite carbono na atmosfera, segundo o estudo.


A pesquisa concluiu que países com maior população e fortes economicamente foram os que mais tiveram impacto ambiental absoluto. Brasil, Estados Unidos, China, Indonésia, Japão, México, Índia, Rússia, Austrália e Peru são os dez países que lideram a lista.


No ranking de impacto proporcional, que considera recursos naturais, o Brasil não aparece entre os 20 primeiros. Cingapura, Coreia do Sul, Quatar, Kuwait, Japão, Tailândia, Bahrein, Malásia, Filipinas e Holanda são os dez países que lideram a lista.


Fonte: http://www.globoamazonia.com/


Minha opinião:

O resultado desta pesquisa simplesmente reforça o que todo mundo já está cansado de saber :É TUDO PURA MARKETAGEM,querem fazer o marketing deles usando a trágica realidade da questão ambiental no planeta para alcançarem seus lucros de maneira fácil.

E todo aquele lero-lero utilizado para incentivar os proprietários de terrenos a investirem no sequestro de carbono?O nosso país é o quarto maior poluidor em se tratando de emissão de carbono!Será que esse incentivo é mais que não está dando certo?

Já na questão do desmatamento e perda de biodiversidade,isso não chega a ser novidade pra nós,afinal,é fato divulgado praticamente todos os dias na tv,rádio,internet e jornal que o Brasil não tem controle algum em relação a esse tipo de impacto ambiental.

Fica uma pergunta: - Será que vai ser sempre assim?...acontece,vira notícia,todos se revoltam,inclusive eu;para amanhã ou depois ficar no esquecimento,como muitos outros fatores ocorridos nesta guerra ambiental???

Por:Cátia Rodrigues

Comentários