CURSO SUPERIOR: VALE Á PENA INVESTIR?

Lí uma reportagem esse fim de semana,da qual dizia que o desemprego no Brasil,cresceu 15% em relação aos profissionais com curso superior,sendo que em BH,chega á 9%.
Com base nesta reportagem faço uma pergunta: -Vale a pena investir em curso superior?
Vivemos mesmo num país em total contraste empregatício,já que na maioria das vezes se você não se qualifica,não tem oportunidades,porém se você vai mais longe e procura se preparar fazendo um curso superior,as chances diminuem,não dá pra entender.
São contrastes como esses,que muitas vezes desanimam as pessoas a buscarem maiores qualificações,afinal,esta qualificação não lhe dará garantias de emprego.
Por outro lado,é preciso correr atrás,investir em você como profissional,mesmo correndo riscos de não ter um emprego tão sonhado,afinal,melhor um emprego razoável do que nenhum!
Não entendo,por exemplo,nos casos dos tecnólogos. A maioria das empresas preferem contratar um técnico porque vai lhe sair mais em conta,financeiramente falando.
A maioria das pessoas que procuram o curso tecnológico,são pessoas de baixa renda,que querem além de um curso mais rápido para entrar no mercado de trabalho,optam por um curso que vá caber em seu orçamento,sendo que a maioria dessas pessoas ou está desempregada ou trabalha ganhando salário mínimo.
Hoje em dia,é mais que óbvio;ou você tem um QI (quem indica) que te ajude a entrar no mercado de trabalho,ou você vence o empregador pelo cansaço,enviando seus curriculos por email,indo até as empresas,ligando sempre para pedir uma oportunidade;correndo um grande risco de se passar por um chato,mas por outro lado tendo uma grande chance de ser contratado!
E viva os contrastes da vida!


Por: Cátia Rodrigues

Comentários

  1. É verdade Cátia, o Brasil é um país que valoriza demais o currículo.
    Um país como o nosso não poderia se dar ao luxo de fazer isso, pois ele mesmo não oferece uma educação de qualidade.
    No Canadá por exemplo, as escolas privadas "ralam" muito pra chegar no nível do ensino público.
    Como disse um amigo meu canadense: "Vocês (brasileiros) têm tudo para se tornar a maior nação do mundo, o grande problema são seus governantes que não permitem que isso seja possível..."
    Estou pensando em me formar em Gestão Ambiental, mas ainda tenho um pouco de dúvida, você já trabalha na área? Por favor me ajude.
    Abraços,

    Rafael Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Rafael.
    Respondendo a sua pergunta: Não,infelizmente ainda não tive o prazer de poder atuar na área pela qual me formei.
    E é lamentável,mas é fato,há quase dois anos após minha formatura,aqui estou eu,trabalhando como consultora de uma reconhecida franquia de cosméticos do nosso país,totalmente diferente daquilo pelo qual me formei,rs.
    Não sei de qual lugar do país vc é,mas aqui em minha região,se você não tem EXPERIÊNCIA e QI(QUEM INDICA),sem dúvida,o "seu"curso superior não tem valor algum,ainda mais quando se trata de um CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO,como o qual me formei.
    A nossa realidade é muito triste,mas é fato!
    Faço parte da grande maioria que aumenta a cada ano as estatísticas do nosso país,pessoas de famílias humildes,que abrem mão de ter um certo conforto,de poder fazer compras de final de ano,de poder fazer um passeio diferente com a família e ainda precisa se deslocar para outra cidade todos os dias,além de gastar o que tem e o que não tem para concluir um ensino superior.Pagando uma faculdade particular,tendo que economizar cada centavo para o xerox,as viagens para aprendizado de campo com a turma,dentre outros gastos das quais toda faculdade,seja ela pública ou particular nos "obriga" a ter.
    Para no final de todo sacrifício,nos restar apenas o consolo do conhecimento e poder colocar uma pequena moldura na parede da sala e dizer com todo orgulho,diga-se de passagem: EU TENHO CURSO SUPERIOR!
    Vou lhe ser sincera,ainda não perdí totalmente as esperanças,apesar de todos os dias me perguntar onde foi que errei,se é que errei optando por um curso numa área tão carente de profissionais dispostos a realmente vestir a camisa e não se deixarem corromper pela maldita corrupção que massacra não só a educação em nosso país,mas também a vida profissional de muitos que sonham um dia em poder utilizar seu diploma de maneira honesta e sensata,tendo a oportunidade de aprender na prática tudo que lhe foi ensinado na teoria no decorrer do curso.
    Não quero te desanimar,se você se identifica com a área ambiental,vá em frente,persista,dê o melhor de sí sempre e independente de ser um curso superior normal ou tecnológico,vista a camisa e não deixe que pessoas sem noção tirem de você a coragem de ser um profissional ambiental.
    Porque sinceramente,não basta querer fazer meio ambiente,é preciso antes de mais nada,ter coragem de vestir a camisa e acima de tudo,ter orgulho por escolher este curso.
    Espero poder ter te ajudado de alguma forma,e não deixe o meu exemplo negativo te desanimar,porque afinal,não quer dizer que o fato de não ter dado certo pra mim,não significa que pra você a vida não poderá sorrir!
    Boa sorte e sucesso na sua escolha,e muito obrigada por prestigiar meu blog.
    Abraços,
    Cátia Rodrigues

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!Deixe seu comentário!