Terremoto era 'questão de tempo', diz geólogo

Por: Jonathan Amos (Repórter de Ciência da BBC News)

O terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira era "Apenas uma questão de tempo", nas palavras de um cientista britânico






Foto: Galeria de fotos do site http://www.bbc.co.uk/

Segundo Roger Musson, da British Geological Survey (BGS), o Haiti está localizado sobre uma falha geológica entre duas placas tectônicas, vinham acumulando energia que há 250 anos.


"A questão era se liberaria tudo de uma vez ou em uma série de terremotos menores", disse, ele.


O tremor é considerado o mais forte a ocorrer em terra nos últimos cem anos no Haiti.


A maior característica geológica da região é uma divisa entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Norte, onde vastas extensões de camadas da Terra deslizam lado a lado, em um movimento horizontal.


A Placa do Caribe parece se movimentar para o Leste em relação à norte-americana, a uma taxa de cerca de 20 milímetros por ano.


Na região onde o terremoto ocorreu, sendo existem uma série de pequenas falhas, as duas principais uma falha Setentrional, no norte, ea falha Jardim Enriquillo-Plaintain, no sul.


Os dados sísmicos sugerem que o tremor de terça-feira ocorreu na falha Enriquillo-Plaintain.


"(Falha A) permaneceu presa por cerca de 250 anos", disse Roger Musson.


"Durante todo esse tempo, ficou acumulando energia que cada vez que Passavam placas umas pelas outras, e era apenas uma questão de tempo para que liberasse toda essa energia."


De acordo com o E.U. Geological Survey, uma falha Enriquillo-Plaintain pode ser a origem de vários tremores de terra fortes já registrados na história da região em 1860, 1770, 1751, 1684, 1673 e 1618.


Relatos sugerem que, no último evento, uma superfície ao longo da falha pode ter avançado cerca de um metro.


Infraestrutura


A tragédia foi pior porque, quando veio, pegou desprevenido um país Conter sem infraestrutura para esse tipo de evento.


Em países industrializados, os prédios nas zonas de terremoto São Construídos sobre sistemas amortecedores que reduzem o estrago causado por movimentos de trás para frente e deformações CAUSADAS POR mesmo um movimento.


Submetidos a mesma pressão, como estruturas de concreto de Porto Príncipe, mais simples, sucumbiram.


Os sismógrafos registraram uma magnitude de 7 graus na escala Richter às 16h53 no horário local (19h30 em Brasília).


A proximidade do epicentro uma relação em Porto Príncipe (km 15) ea profundidade do foco sísmico (km 8) Intensidade máxima conferiram às Forças destrutivas.


"A proximidade da superfície é um dos principais fatores COM CONTRIBUIR uma gravidade dos tremores de qualquer terremoto", disse David Rothery, cientista da Open University, na Grã-Bretanha.


"Além do mais, os tremores Tendem A SER MAIS FORTES Diretamente acima da Fonte. Nesse caso, o epicentro estava a apenas 15 km do centro da capital que, portanto, foi muito afetada".


Uma série de fortes tremores secundários - com intensidade maior que 5 graus - completaram uma devastação.


Não há dúvida de que o Haiti está acostumado um Desastres Naturais. A nação Caribenha Frequentemente é atingida por Furacões.


Em 1946, um terremoto de 8,1 graus atingiu a Republica Dominicana, que junto com o Haiti compõe uma ilha de Hispaniola, produzindo um tsunami que matou quase 2 mil pessoas.


O País pode pelo menos confiar no Sistema de reação posto em vigor para lidar com esse tipo de emergência. Mas muitas das pessoas que coordenam esses Esforços normalmente também estará sendo afetado, como o resto da população. "

Fonte: Site da BBC / BRASIL


Minha opinião:

Construimos nossas casas onde as condições nos permitem.Mas através destas construções, invadimos territórios de uma certa forma desconhecidos ...

Não temos conhecimento, preparação e auxílio necessários para sabermos se o solo onde construiremos nossas casas é seguro, se há ou não movimentações tectônicas capazes de provocar grandes terremotos como o que destrui o Haiti.

De uma certa maneira, somos invasores de um planeta ainda mais desconhecido.Por mais que pesquisamos e que exploremos lugares jamais alcançados, desconhecemos a fundo este universo.

Por isso, é necessário estudos de anos e anos, para termos um mínimo de conhecimento suficiente para vivermos em segurança.

É de responsabilidade dos governos a segurança de seu povo, mas o governo não tem preparação suficiente para garantir essa segurança.

Infelizmente, o dinheiro investido em corrupção, tráfico de drogas e animais, dentre outros desvios, seria justamente o dinheiro necessário que poderia ser investido na prevenção e / ou amenização destas tragédias.

Existem profissionais "preparados", mas lhe faltam oportunidades de mostrar um pouco do que aprenderam.
Existem pessoas interessadas em um dia se transformarem em profissionais preparados, mas lhes faltam apoio e incentivo ...

Existem profissionais com conhecimento em administração, trabalhando como técnicos em meio ambiente, sem nenhum preparo (tirando a oportunidade daqueles que realmente poderiam fazer alguma coisa para ajudar) ...

Existem pessoas dispostas ajudarem,muitas vezes com o pouco que construíram ao longo dos anos, mas também existe uma burocracia,
que impede  que essa ajuda chegue a quem realmente precisa.



Tragédias naturais como a do Haiti, são apenas uma continuação de um ciclo de vida que nós mesmos escolhemos.Por isso,devemos nos conscientizar com nossos hábitos diários,para evitar que tantas outras tragédias aconteçam e matem  milhares de inocentes.

Por: Cátia Rodrigues (Tecnóloga em Gestão Ambiental)

Comentários