CONSUMO CONSCIENTE DE MADEIRA LEGALIZADA!

Devido as irregularidades com a venda ilegal de madeira,em uma das minhas visitas ao site do www.fsc.org.br ,me deparei com uma reportagem muito interessante postada em 17/11/2008 e resolvi postá-la aqui no meu blog.Espero que gostem,leiam e reflitam um pouco sobre o consumo consciente de produtos fabricados com madeira legalizada.



Você sabe como comprar madeira legal? (Por: Airton De Grande,do IBAMA).

"....a atividade, voltada para os grandes centros consumidores de madeira, é um desdobramento da “Campanha Guardiões da Amazônia”, que fiscaliza toda a cadeia produtiva da madeira no país.Segundo a superintendente do Ibama SP, Analice de Novais Pereira, a decisão do consumidor na hora de comprar madeira é fundamental no combate ao desmatamento. “O estado de SP consome quase um quarto da madeira extraída da Amazônia. Se todo paulista exigir que o comerciante de madeira emita alguns documentos na hora da compra, estará forçando o mercado a atuar na legalidade e, assim, ajudará a diminuir os desmatamentos irregulares”, diz a superintendente.Para comprar madeira com origem legal o consumidor deve exigir que o lojista apresente o Cadastro Técnico Federal e emita um DOF - Documento de Origem Florestal, além da nota Fiscal. “A nota fiscal é um documento que todo mundo já conhece. Agora é importante que o cidadão na hora da compra peça também para ver o Cadastro Técnico Federal da loja e exija um DOF. É preciso familiarizar todos os consumidores a esses documentos, única forma de garantir que a madeira adquirida não vem de áreas irregulares”, explica Analice Pereira..."

Orientações ao consumidor acesse no http://www.ibama.gov.br/wp-content/files/Artes_orientaes_consumidor_-_com_guardies_-_grfica_SSRG.pdf


FONTE: www.fsc.org.br

Comentários