Curiosa reportagem: Assunto para discussão:

Publicado por Fábio Santos (Diretor Editorial)
Aquecimento global derrete cérebros:

Uma barragem estoura no Piauí, mata oito, e a culpa é sua, que está aí, dirigindo seu carro, andando de ônibus.

O mundo vive um processo de aquecimento do clima. Essa não é uma certeza absoluta, muitos cientistas duvidam dos dados disponíveis, mas há um crescente consenso de que, sim, a Terra está ficando mais quente. Existem diversas previsões dos efeitos desse processo sobre o ambiente e sobre a vida humana. Mas a maior parte do que se diz por aí não passa de chute - alguns bem fundamentados, outros nem tanto, mas todos são isso, chutes. Não sou cientista, mas começo a desenvolver uma certeza sobre esse tema: além de geleiras, o aquecimento global derrete cérebros. Você duvida? As evidências são várias e a maioria delas é comprovável. Veja só. Uma barragem estoura no Piauí, mata oito pessoas, e o governador do Estado, Wellington Dias, diz que a culpa é do aquecimento global e dos danos que a humanidade tem provocado ao planeta. Não entendeu? Bem, a culpa é sua, que está aí dirigindo o seu carro, andando de ônibus, produzindo gases do efeito estufa. Outro prova do derretimento cerebral: um avião cai no meio do Atlântico, numa área em que comumente há muitas tempestades. Aí, um apresentador do telejornal da Globo News pergunta a um climatologista se o aquecimento global não teria piorado as condições na região da queda. É sério, o cara perguntou isso mesmo. E o coitado do especialista ficou lá numa saia-justa para não o chamar de bobo. Ainda duvida? Mais uma prova: o Fórum Humanitário Global, uma ONG presidida pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, divulgou na semana passada que a mudança climática mata 315 mil pessoas por ano de fome, doenças e desastres naturais. Até 2030, esse número vai chegar a 500 mil, diz a ONG. E um monte de gente leva a sério. Puxa, e eu que pensei que fosse a fome, as doenças e os desastres naturais os responsáveis por tais mortes... Não, não é que eu não acredite em aquecimento global e defenda que nada se faça contra ele, nem que se continue a poluir o mundo como tem sido feito desde a Revolução Industrial, no século 18. Em primeiro lugar, não se trata de acreditar ou não. Isso não é questão de fé. Apenas me recuso a pertencer à Igreja Universal dos Últimos Dias do Aquecimento Global Indícios apontam que há aquecimento. Não se tem certeza absoluta de que a atividade humana é responsável por ele, mas essa é uma boa aposta. Melhor prevenir, portanto. Ok, é o mais sensato a fazer. Mas é melhor manter também o cérebro funcionando, não é mesmo?

FONTE:http://www.destakjornal.com.br/
(fsantos@destakjornal.com.br).



Minha opinião:

Ao acessar páginas da net em busca de reportagens sobre o tema do blog,me deparei com esta reportagem e não pude deixar de registrá-la aqui,além de não poder deixar passar em branco a minha opinião sobre o assunto.
Porque é tão impossível acreditar na possibilidade de sermos nós os responsáveis pela queda de um avião ou pelo estouro de uma barragem?
Ah,fala sério....para nós seres humanos é bem mais cômodo acreditar que o nosso governo é o melhor do mundo,que a bomba de HIROSHIMA nunca existiu e que o aquecimento global é puro marketing.
Meu Deus,acorda Brasil...acorda mundo!
É justamente o que o professor Antônio de Pádua disse em uma de suas palestras sobre o Meio Ambiente: "...a natureza está pedindo de volta o que é dela...." Como assim?
Não precisa ser biólogo,nem ambientalista pra entender né!
Afinal,se você apenas suga os recursos naturais sem se preocupar sequer com as consequências futuras,é óbvio que alguma coisa vai sair errado.
É uma questão de troca e porquê não?
Se você explora,desmata,sem se preocupar se amanhã ou depois vai faltar recursos ou sequer sem se preoucupar com a reação da natureza,achando que sua atitude impensada vai ficar impune;você certamente é e sempre será culpado,mesmo que indiretamente por um acidente aéreo,por uma barragem estourada...
Cabe a cada um de nós repensar sobre nossos atos diários e procurar mudar nossas atitudes,ao invés de querer descobrir se somos ou não responsáveis pelos desastres naturais...
Fica aqui aberto o questionamento para vocês leitores;cabe a cada um definir sua postura e opinião sobre o assunto.
Abraços,Kaká.

Comentários