PERGUNTAS E RESPOSTAS (UNEP)

1- Qual a parcela do planeta é arborizada?

Florestas cobrem 30% do solo do planeta. A área total arborizada em 2005 era somente menos de 4 bilhões de hectares. O que representa, no mínimo, um terço menos que a área existente antes do início da agricultura, datada de 10.000 anos atrás, aproximadamente. (1 hectare é equivalente a 10.000 metros quadrados)

2- Onde as florestas estão encontradas?

As Florestas estão distribuídas de forma desigual. Os dez países mais ricos em termos florestais, que abrigam dois terços do total de áreas florestadas, são a Rússia, Brasil, Canada, Estados Unidos, China, Australia, República Democrática do Congo, Indonésia, Peru e Índia.

3- O que é uma floresta primária?

Uma média global diz que mais de um terço de todas as florestas são primárias, ou seja, são florestas onde não há indicação clara e visível de intervenção do homem e onde o processo ecológico não está significantemente interrompido. Seis milhões de hectares de floresta primária são perdidos todos os anos devido ao desmatamento por meio da exploração da madeira e à intervenção humana.Somente 20% das florestas do mundo permanecem in grande áreas intactas. Estas parcela consiste em florestas tropicais, costeiras, de mangue e pântano. Florestas de monções e de árvores caducas florescem nas regiões mais secas e montanhosas. Florestas primárias abrigam diversas espécies de animais e plantas, e indígenas de culturas diversas, com grnade conecção aos seus habitates.

4- Quais são as funções protetoras das florestas?

As árvoresm formam literalmente a fundação de muitos sistemas naturais. Elas ajudam a conservar o solo e a água, controla avalanches, preveêm desertificação, protegem áreas costeiras e estabilizam dunas de areia. As florestas são as mais importantes repositoras de biodiversidade terrestres, pois abriga 90% das espécies terretres conhecidas.Árvores e arbustros representam uma função vital na vida diária de comunidades rurais. Eles proveêm madeira, lenha, alimentação, forragem, óleos essenciais, cloas, resinas e latex, remédios e sombra. Animais que vivem nas florestas têm um papel vital na ecologia florestal, como polinização, disperção de sementes e germinação.

5- O que as florestas têm a ver com as mudanças climáticas?

Árvores são captadores vitais de dióxido de carbono. Estima-se que as florestas do mundo armazenam 283 giga toneladas de carbono somente em suas biomassas. Essa quantia, somada ao percentual de carbono estocado nas madeiras cortadas, nas palhas e no solo, representa aproximadamente 50% mais que o carbono na atmosfera.O Carbono na biomassa florestal diminui na África, Ásia e América do Sul no período de 1990 a 2005. Para o mundo, o carbono armazenado nas florestas reduziu 1.1 Gigatonelada anualmente (equivalente a 4 bilhões de saco de carvão vegetal de 25Kg)A perda das florestas naturais ao redor do mundo contribui para as emissões globais a cada ano mais do que o setor de transporte. Controlar o desmatamento é uma forma altamente efetiva de reduzir emissões. Outras soluções incluem eficiência energética ampliada, demanda energética reduzida, uso de energia verde e melhoria nos transportes.

6- Qual a taxa de desmatamente da Terra?

A população mundial, atualmente, é de 6,5 bilhões de pessoas. Estima-se crescer para 9 bilhões até 2042. A expansão das necessidades industriais e da agricultura, o crescimento populacional, a pobreza, o número de pessoas desabrigadas e a demanda de consumo são as maiores forças motivadoras do desmatamento. Grande parte do desmatamento é devido à conversão de florestas em terrenos para agricultura. A remoção de árvores para madeira e lenha contabilizaram 3,1 bilhão de metros cúbicos em 2005.Mundialmente, o desmatamento continua em taxa alarmante, cerca de 13 milhões de hectares por ano, um área do tamanho da Grécia ou da Nicaragua. África e América do Sul têm a maior perda de florestas. Na Áfirca, estima-se que aproximadamente metade da perda florestal foi devido à remoção de madeira para lenha. As florestas na Europa estão expandindo. Na Ásia, que teve um perda em 90, aponta-se um aumento do número de árvores nos últimos cinco anos, primariamente por conta da larga-escala de florestamento na China.A mudança na área arborizada no período de 2000 a 2005 é estimada em 7.3 milhões de hectares por ano (uma área com tamanho aproxiamdo de Serra Leoa ou Panamá), um decréscimo do perído de 1900 a 2000, quando se registrou um perda de 8,9 hectares.

7- Onde é mais prioritário plantar ávores?

Condições favorávis de crescimento dão às nações do hemisfério sul uma vantagem em relação à maioria dos países industriais na economia de produção de madeira. Plantações no Sul podem produzir de 10 a 20 metros de madeira por hectare por ano, consideravelmente mais que as plantações em muitas regiões temperadas do norte e 10 a 20 vezes mais que a produtividade das florestas naturias em todo o mundo.A Campanha: Plant para o Planeta: 1 Bilhão de Árvores encoraja o plantio de árvores em quatro áreas chaves: 1) florestas naturais degradas e áreas despovoadas, 2) fazendas e áreas rurais, 3) plantações de manejo sustentável e 4) ambientes urbanos. As árvores devem ser bem adaptadas às condições locais. É preferível o plantio de várias espécies do que monoculturas. Muitas árvores têm benefícios para a comunidade, especialemente para os pobres. Por isso, os direitos de uso, acesso e posse são tão importantes quanto o número de árvores.

8- De quem são as florestas?

A posse e das florestas e das árvores estão mudando. 80% das florestas do mundo são de propriedade pública, mas a propriedade privada está aumentando, especialmente nas Américas Central e do Norte e na Oceania. Cerca de 11% das florestas do mundo são designadas para a conservação da diversidade biológica. Essas áreas são, em sua maioria, áreas protegidas

9- Quem cuida das árvores?

Cerca de 10 milhões pessoas estão comprometidas na conservação e no manejo converncional de florestas. O esforço formal na silvicultura declinou aproximadamente 10% de 1990 para 200. Mais de 1 bilhão de pessoas que moram perto de florestas agem como guardas informais. Eles dependem dos produtos e serviços da floresta como sustento. Aproximadamente 500 milhões de pequenos agricultores nos trópicos têm e cuidam de árvores em suas fazenda para própria subsistência.

Fontes:
Movimento do Cinturão VerderOrganização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)Centro Internacional para Investifação em AgrosilviculturaThe World Agroforestry Centre (ICRAF)Worldwatch InstituteEscola de Estudo Florestais e Ambientais de YaleInforme Stern: A Economia das Mudanças Climáticas
©UNEP

Comentários